Capitania dos Portos resgata 18 jet-skis em rio

Jet-skis se encontravam no rio Pomonga (Fotos: CPSE)

A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval, coordenou o resgate de dezoito motonautas (um em cada Jet-ski), que estavam perdidos no rio Pomonga, município de Barra dos Coqueiros, na última sexta-feira, 27.

O pedido de socorro, pela equipe que prestava apoio aos motonautas, ocorreu na CPSE às 19h30 de ontem, relatando a perda de contato telefônico (via celular) e o desaparecimento do grupo, que adentrou o rio Japaratuba, às 14h30, para atingir o rio Pomonga, e, através deste, prosseguir pelo rio Sergipe, com previsão de chegada no Iate Clube de Aracaju às 15h40.

Tratando-se de salvaguarda da vida humana no mar, militares de prontidão da CPSE foram acionados de imediato e iniciaram as buscas. Por volta das 21h00, depois de restabelecido o contato (via telefone celular) com o grupo que estava perdido, a equipe da Capitania dos Portos ficou monitorando o deslocamento dos jet-skis, que era muito lento por conta da maré baixa e das condições de visibilidade. Foi, então, enviada uma segunda equipe da CPSE por terra para a rodovia SE-226, que conseguiu localizar, cerca de 00h30 de hoje, os desaparecidos próximo a ponte do rio Pomonga, onde foram verificadas as condições de saúde dos integrantes que, apesar de exaustos, estavam bem.

Pedido de socorro ocorreu na noite de sexta

Segundo informações da Capitania, o grupo fazia uma travessia de Natal (RN) para Jacuípe (Camaçari-BA), iniciada no dia 23 de janeiro, com previsão de término no dia 29 janeiro. Essa travessia, que ocorreu sem a prévia autorização da Autoridade Marítima, contraria as normas vigentes e coloca em risco a vida dos próprios participantes, disse a CPSE.

As dezoito embarcações foram apreendidas, conforme preconizam as Normas de Autoridade Marítima e encontram-se no Iate Clube de Aracaju, onde ficarão retidas até que possam ser transportadas via terrestre para seus locais de origem.

Em nota à imprensa a Marinha do Brasil disse que "apóia e estimula eventos esportivos e coloca-se à disposição de Marinas, Iates, Federações Náuticas, etc para o planejamento em comum, objetivando, sempre, a salvaguarda da vida humana no mar e a segurança da navegação".

Fonte: CPSE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais