|
Jovens da Bahia, Piauí e Pará vieram à Glória tentar seleção em times de Sergipe (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O dirigente de uma escolinha de futebol, suspeito de ter abusado de adolescentes no município de nossa Senhora da Glória já está solto. José Augusto dos Santos, que foi denunciado pela própria vítima de abuso, um jovem de 16 anos proveniente do estado do Piauí, responderá pelo processo em liberdade.
De acordo com o delgado da delegacia de Nossa Senhora da Glória, Antônio Francisco Filho, José Augusto dos Santos, foi solto após prestar depoimento, uma vez que não houve flagrante. Segundo o delegado, o suspeito poderá ser penalizado entre um e quatro anos de reclusão, e aguardará em liberdade pela decisão do judiciário. “Os abusos eram sugestionados pelo José Augusto. Ele fazia com que os rapazes cedessem algum capricho em troca de em troca de dinheiro. Um deles, um menor de 16 anos chegou a receber R$ 45,00 em troca de favores sexuais. O inquérito já está concluído e será enviado à justiça”, explicou o Filho.
Cuidados
De acordo com a delegada Lara Schuster, do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis de Aracaju (DAGV), essas ocorrências estão sendo recorrentes. Ela explica que o pedófilo vai se adaptando conforme os costumes de cada época. Ainda segundo ela, algumas brechas permitem que eles se insiram no meio de crianças. “Nas oportunidades de futebol, por exemplo, eles entram e acabam conquistando os jovens e crianças. Neste contexto, há situações em que há a necessidade de massagem e eles se aproveitam dessas situações. O jovem muitas vezes não tem capacidade para discernir o que está acontecendo e eles esse aproveitam disso”, explicou a delegada.
De acordo com Lara Schuster, a pessoa que pratica esse tipo de crime é sempre agradável e sempre conquistam a confiança dos pais, que não desconfiam dos abusos, na maioria dos casos.
No total, 11 garotos entre 15 e 17 anos estavam alojados na república, sendo oito do Piauí, dois da Bahia e um do Pará. A maioria dos adolescentes já foi encaminhada ao seus locais de origem. O jovem paraense, no entanto, aguarda providências da polícia para seu retorno.
Outro caso
Em junho de 2012, o presidente de duas organizações não governamentais de apoio ao esporte foi acusado de praticar abusos sexuais contra cinco jovens dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. As vítimas, todas com idades então inferioriores aos 15 anos, foram atraídas pelo sonho de jogar futebol profissionalmente.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B