Comunidade denuncia manobras em entrega de casas

Casas novas sem pavimentação (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Um verdadeiro clima de revolta é visível entre os moradores da rua Francisco Carlos, em trecho entre os bairros Coqueiral e Porto Dantas, em Aracaju. Eles reclamam dos critérios adotados pela Prefeitura de Aracaju para distribuir as 322 casas construídas com investimentos públicos na ordem de mais de R$ 5,4 milhões, que serviriam para atender a comunidade de baixa renda retirada de áreas de risco e que estaria cadastrada na PMA.

Mas quem já possui imóveis próprios na região também não silencia, reclamando dos efeitos das obras para erguer o novo residencial naquela área. Exemplo é o pedreiro Moisés da Paixão. Ele não tem interesse de ‘ganhar uma casa nova’, mas não esconde a revolta com os efeitos das obras do conjunto novo, batizado de Lagoa Santa. Ele garante que a empresa destruiu as calçadas, não as recuperou depois da obra pronta e ainda diz que o impacto das máquinas fragilizou a estrutura de muitas casas daquela rua.

Alberto e Luciana: perigrinação que dura três anos

“Aqui mesmo, morava meu neto com a esposa dele, mas ele teve que deixar a casa para ir morar de aluguel porque as paredes ficaram todas rebentadas”, diz, mostrando as rachaduras existentes nas paredes do imóvel abandonado. Mas não apenas o imóvel do neto foi afetado. Ele permanece residindo em uma casa próxima, imóvel também próprio, com a esposa, os filhos e um neto, mas não esconde a preocupação. “Aqui em casa até a viga caiu, já fiz uns consertos, mas o problema é grave. A prefeitura veio, tirou foto, mas ninguém fez nada”, conta. Sem falar na falta de saneamento. O lamaçal toma conta do lugar e os moradores pedem providência.

Carrões

O casal Alberto Antonio de Oliveira e Maria Luciana dos Santos possuem cinco filho, paga R$ 250 pelo aluguel um imóvel e demonstra grande tristeza por não ter conquistado a casa própria, apesar da maratona que se alastrou pelos últimos três anos. Luciana garante que se inscreveu no programa da prefeitura de Aracaju e ganhou apenas expectativa. “Agora, quem não precisa é que ganhou”, disse, exibindo um vídeo gravado no celular de um veículo de luxo estacionando na porta de uma das casas. O dono do veículo, segundo Luciana teria sido contempado com um dos imóveis.

Moisés: "até a viga caiu"

“Agora vem gente da casa do chapéu que ganhou a casa achando ruim o lugar”, reclama Alberto. “Chegou aqui, viu a casa e disse: aqui eu não vou morar de jeito nenhum, vou cercar e depois vou vender”, revela Alberto, informando que a mulher teria chegado no local ocupando uma motocicleta na companhia de uma outra mulher.

Diante destas supostas observações da mulher a qual ele diz desconhecer, Alberto não escondeu a indignação. “Como não se revoltar ouvindo uma coisa dessa?”, questiona. “Aqui só vem gente de carrão para olhar a casa. São essas pessoas que não precisam que ganharam essas casas aqui”, garante Luciana. “Conheço gente que ganhou duas casas aqui e eu já disse: vou invadir uma”, desabafa o carroceiro Genaro Sebastião dos Santos.

Procurada pelo Portal Infonet, a atual secretária interina da Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Aracaju, Selma Mesquita, se manifestou por meio de uma nota encaminhada à redação. “Não podemos tomar aquilo que foi entregue pela gestão passada. Mas, estamos fazendo um levantamento de toda essa situação e em seguida veremos quais as providências legais a serem tomadas. Ressaltamos que temos interesse de resolver esses problemas”, revela a secretária, na nota.

Rachaduras no chão teriam sido provocadas pelas obras, segundo moradores

Ela orienta que as pessoas cadastradas que se sentirem prejudicadas a procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) para formular a denúncia. E, quanto à reclamação de proprietários de imóveis a respeito dos prejuízos que sofreram durante a construção do residencial, a secretária informa, na nota, que a responsabilidade seria do construtor e não da prefeitura.

O Portal Infonet tentou ouvir o ex-secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rollemberg, mas não obteve êxito. O Portal permanece à disposição e as informações devem ser enviadas por e-mail: jornalismo@infonet.com.br

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais