![]() |
Lucas Aribé funda o Iluminar nesta terça, 8 (Foto: Arquivo Infonet) |
A ideia dos irmãos Lucas e Mariana Aribé surgiu ainda em 2004, porém, somente agora, em 2013, o projeto desenhado será colocado em prática. Na manhã desta terça-feira, dia 8 de janeiro, será fundado e registrado o Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a inclusão Social de Pessoas com Deficiência – Iluminar. A cerimônia ocorrerá na sede provisória da entidade na Profint, localizada na Rua Poeta Sales de Campos, nº 794, Bairro Coroa do Meio.
Com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência, o Iluminar é uma vitória pessoal de Lucas Aribé, vereador pela cidade de Aracaju. “São oito anos de luta para fundar esse instituto. Idealizei com minha irmã Mariana, que faleceu ano passado, mas lutamos todo esse tempo para conseguir realizar esse sonho. Tenho certeza que poderemos fazer algo grandioso, basta contarmos com o apoio da sociedade”, ressalta Aribé.
A cerimônia de fundação terá dois momentos. Às 8 horas, Lucas Aribé dará início uma assembleia da diretoria do Iluminar e logo após, explicará quais os objetivos da instituição. Como fundador, Lucas destaca a contribuição do instituto para a sociedade. “A finalidade principal é a promoção da acessibilidade para a inclusão social das pessoas com deficiência, estimulando a participação ativa, livre e consciente de cada uma delas na construção coletiva do social, utilizando a educação, a arte, o esporte e a cultura como ferramentas para a diminuição das diferenças e como alicerces para a sustentabilidade e o exercício da
cidadania”, pontua.
Outro ponto que Aribé pretende fortalecer na sociedade é uma verdadeira inclusão no ambiente profissional. “Precisamos preencher as lacunas que existem no mercado de trabalho. Fazer uma boa capacitação é o melhor caminho. A gente vê muitos deficientes sendo empregados, mas que logo são demitidos. Com a capacitação e conscientização, pretendemos mudar isso”, diz.
Após a abertura, a psicóloga Julia Motta fará uma dinâmica com o tema “Momento de integração e reflexão. Era uma vez um país onde tudo era igual”. De acordo com o fundador, “Queremos um panorama melhor para as pessoas com deficiências. Vamos fazer um trabalho de assessoria a eventos para que exista uma inclusão desse público. Material impresso em braile, entre outras ações”, ressalta.
Fonte: Assessoria de imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B