|
Força tarefa realizou interdições na capital e no interior (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Mais seis casas de show foram interditadas durante o último final de semana, em vistoria da força tarefa formada pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Defesa Civil. Desta vez foram detectadas irregularidades em três espaços do município de Lagarto, além de outros três da capital. Segundo o coronel Reginaldo Dória, coordenador das vistorias, locais de concentração públicos e privados de Aracaju e do interior deverão ser analisados nos próximos 60 dias.
Em Lagarto, os locais interditados foram o bar Vapor Barato, a Choperia Memorial e o Planet Café. Na capital, o Capitão Cook e as boates Suburbia e Off Club foram temporariamente fechadas. Para realização das vistorias, as equipes da força tarefa se dividiram em seis frentes com sedes em Estância, Itabaiana, Tobias Barreto, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju. Além dos 60 dias determinados para o período de inspeção, o prazo poderá ser prolongado em 30 dias para conclusão dos trabalhos.
Segundo Reginaldo Dória, ainda nesta semana deverão se iniciar as vistorias em igrejas e salões de festa. Para a próxima semana estão programadas as inspeções aos teatros e cinemas da capital. “Após sanar todas as irregularidades previstas pela Lei Estadual [4.183, de 22 de dezembro de 1999], as casas interditadas deverão pedir nova vistoria da força tarefa para obter a certificação”, afirma.
Os critérios observados durante as inspeções dizem respeito à ausência de extintores de incêndio, à sinalização e iluminação de emergência, à saída de emergência e ao isolamento acústico [inflamabilidade do material e liberação de fumaça tóxica por queima]. Ao todos, 12 casas de show já foram interditadas.
Esclarecimentos
Suburbia
|
Lei Estadual foi base para interdições (Foto: Nayara Arêdes/ Portal Infonet) |
Humberto Silva, um dos donos da casa de shows, afirma que o local já vinha temporarimente fechado em decorrência do período de pouco movimento. “Há pouco tempo fizemos algumas mudanças nos banheiros, o que pode ter interferido na análise dos bombeiros”, explica. O dono do espaço afirma que até a manhã da próxima terça-feira, 5, levantará mais informações sobre as demandas a serem regularizadas.
Capitão Cook
O proprietário do espaço, que se auto denomina Capitão Cook, afirma que as irregularidades encontradas pela força tarefa dizem respeito apenas à sinalizações, e já foram providenciadas. “Já voltamos a funcionar. A vistoria foi feita na sexta [1º], e no sábado [2] já abrimos as portas”, diz.
Off Club
Segundo Davi Cavalcante, da central de informações da boate, o espaço foi fechado apenas como medida de prevenção. “Dependíamos apenas de um carimbo para atestar que o ambiente está conforme as normas. Como não pudemos providenciar isso no sábado, por que o órgão responsável fica fechado, demos entrada a esse processo na manhã de hoje [4]”, explica.
Choperia Memorial
Emanuel Júnior, um dos donos do local, explica que não existem previsões para a conclusão do processo de regularização do espaço. “Já estamos tomando as providências cabíveis, e o mais breve possível reabriremos. Gostaria de salientar que nossas saídas de emergência estão em ordem, as mudanças detectadas pelos bombeiros foram relativas apenas à ausência de extintores e sinalizações”, alega.
A equipe do Portal Infonet tentou contatar os proprietários do Planet Café e do bar Vapor Barato, mas não obteve êxito. Continuamos à disposição através do telefone (79) 2106 8000 e do email jornalismo@infonet.com.br.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B