Gmar: Sergipe sem notificações de morte por afogamento

Gmar de plantão desde sexta-feira, 8

Um dado para comemorar. Até a manhã desta terça-feira, 12, nenhuma morte foi registrada nas praias de Sergipe. De acordo com o tenente Messias, da equipe do Grupamento Marítimo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (GMar),  as ocorrências foram muitas, mas somente dois casos em Aracaju necessitou de atendimento hospitalar.

No último domingo, uma adolescente de 16 anos, foi socorrida pelos salva-vidas na praia de Atalaia próximo aos Arcos e na segunda-feira, outra menina de 14 anos foi resgatada. Elas receberam o atendimento na praia, foram levadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o hospital, mas passam bem. “Os dois casos ocorreram na praia de Atalaia e alertamos para a maré alta e com ondas fortes que com a correnteza pode levar a acidentes”, alerta o tenente.

Além de afogamentos, a equipe do Grupamento Marítimo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (GMar) também atendeu neste plantão de carnaval acidentes automobilísticos, queimadura de águas-vivas, mau súbito e crianças perdidas na praia. “Tivemos muitos princípios de afogamento e se não houvesse os homens do Corpo de Bombeiros por perto os acidentes poderiam ser graves. Alguns banhistas não tomam o devido cuidado”, diz.

Balanço parcial

O plantão do Gmar começou na sexta-feira, 8, e pela pouca presença de pessoas nas praias não houve acidentes. No sábado, 16, foram registrados 12 princípios de afogamento. “Neste caso, o banhista recebe o atendimento na praia  mesmo e não existe a necessidade de ser levado ao hospital”, explica Messias.

Tenente Messias fala da Operação Carnaval

No domingo, além de 16 princípios de afogamento e uma vítima de afogamento o Gmar também atendeu três casos de queimadura de água viva. Na segunda-feira, 11, o número aumentou para 18 princípios de afogamento, uma vítima de afogamento e outra de mau súbito. “Neste último caso era um senhor que já tinha problemas de saúde como pressão alta e diabetes e com o calor passou mal”, conta.

Nesta terça-feira, 12, um ciclista desviou de uma criança que atravessou a avenida Santos Dumont, próximo a base dos bombeiros, e perdeu o controle batendo a cabeça no chão. “Além de um corte fundo no supercílio ele ficou todo arranhado.  Ajudamos com os primeiros socorros e foi levado ao Hospital Zona Sul”, diz.

Interior

Nenhum registro grave foi feito nas praias do interior do Estado e nem no rio São Francisco em Neópolis. “O rio é um perigo natural e constante, porque é fundo e tem correnteza. Numa festa como essa onde as pessoas bebem os riscos aumentam”, diz.

Tenente Messias alerta que além dos rios algumas praias ocorrem o fenômeno chamado como correntes de retorno onde os riscos de afogamento são grandes.  “Além da praia dos Artistas (na Coroa do Meio), existe este fenômenos também nas praiasde Pirambu e entre Caueira e Abais”, enumera.

Samu na Orla

Ao relatar as ocorrências o tenente Messias aproveita para ressaltar que uma base do Samu na Orla ajudaria muito o trabalho dos Bombeiros. “Nem sempre nossa ambulância está na base e esta parceria com o Samu faz com que nosso trabalho seja ainda mais eficiente, mas com uma a cede deles longe e o trânsito podemos deixar de ajudar a alguém”, alerta.

Por Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais