![]() |
Momento em que o senhor é removido para a ambulância (Fotos: Portal Infonet) |
Uma cena que comoveu dezenas de pessoas em uma das avenidas mais movimentadas da capital. Na manhã desta sexta-feira, 15, de acordo com informações de parentes da vítima, o proprietário de uma corretora de plano de saúde, localizada na avenida Barão de Maruim, chegou ao estabelecimento, mas ao abrir a porta escorregou e bateu a cabeça no chão.
A partir deste momento, os familiares afirmam que Roque Santos de Brito, de 52 anos, perdeu bastante sangue, mas estava acordado quando o Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência de Sergipe (Samu) foi acionado.
A equipe do Portal Infonet estava passando pelo local quando notou o desespero de populares e parentes que tentavam manter Roque respirando. Ao descer do carro da reportagem presenciamos o desespero de parentes que ligavam repetidas vezes para o Samu. No local, populares também ligavam para o serviço.
![]() |
A informação de populares é que o Samu demorou por mais de uma hora |
A filha da vítima dizia que era estudante de enfermagem e que o pai ainda estava com vida. Com o passar dos minutos deitado no chão, sem atendimento e perdendo muito sangue poderiam levá-lo a óbito. Parentes foram avisados e de diversos pontos da cidade conseguiram chegar ao local, no entanto, o Samu demorava.
Desesperados os filhos decidiram usar uma caminhonete para fazer o atendimento, foi nesta hora que o Samu chegou.
Somente às 8h15, segundo informou um dos parentes, uma ambulância do Serviço de Suporte Básico chegou ao local. Sem médicos ou equipamentos para reanimar o homem, os parentes ficaram revoltados e muitos passaram mal com a cena.
Uma auxiliar de enfermagem explicou que recebeu a informação de que se tratava de um acidente envolvendo moto e que a vítima estava consciente. Ao entrar em contato com a Central de Atendimento para explicar a real gravidade do fato, a auxiliar relatou que se tratava de um possível óbito.
![]() |
Parentes tentaram remover o senhor usando uma caminhonete |
O desespero tomou conta e a filha da vítima gritava para que o pai fosse removido do local imediatamente para o atendimento. “Eu sou estudante de enfermagem, vocês querem esperar que a outra ambulância venha para que seja constatado o óbito e meu pai seja deixado aqui no chão, mas ele não vai morrer aqui”, gritava.
Após a insistência de todos que estavam na cena, a equipe de Suporte Básico do Samu removeu o senhor para dentro da ambulância. Com a chegada de outra ambulância com plotagem de Suporte Básico, mas dessa vez com uma médica foi que o óbito foi constatado. A filha da vítima chegou a informar que Roque Santos apresentava problemas de pressão e cardiovasculares, mas tudo era controlado.
Populares revoltados afirmam que a demora foi decisiva para o óbito. “Eu fui um dos primeiros a chegar aqui. Trabalho na rua de Riachuelo e estava passando por aqui quando notei ele caído no local, fui ajudar e depois chegaram todos os parentes. A ambulância demorou mais de uma hora. Ele morreu por falta de atendimento, isso não pode acontecer”, lamenta Reginaldo Messias dos Santos.
![]() |
||||||
Populares ajudam equipe de auxilar e motorista a colocar a vítima na ambulância
|
Quanto à demora para a chegada da ambulância do Samu as informações são desencontradas. Outra testemunha afirma que chegou ao local às 7h40 e os parentes da vítima já tinham acionado a ambulância que somente chegou por volta das 8h15. A informação é de Manoel Sebastião de Oliveira que passava pelo local para ir ao trabalho na rua de Santa Luzia.
O Portal Infonet encaminhou email para a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde cobrando explicações sobre a demora no atendimento, mas até o fechamento da matéria não teve êxito. Sobre a plotagem da ambulância a equipe do Samu informou que se tratava de uma ambulância de Suporte Avançado, mas que a pintura estava errada.
SES
Ás 15h07 por email a assessoria de comunicação da Secretária de Estado da Saúde encaminhou resposta ao Portal Infonet. Leia na íntegra. "A Coordenação do Serviço Móvel de Urgência SAMU 192 Sergipe informa que de acordo com os registros da regulação, a ocorrência foi solicitada às 07h46min, com o relato junto ao regulador, de que tinha uma vítima de queda da própria altura e encontrava-se consciente e com sangramento na fronte. A ambulância foi deslocada às 07h53minh, chegando à cena às 08h06minh. Ao chegar, a equipe percebeu que o paciente se encontrava em óbito", esclarece.
* A matéria foi alterada às 15h13 para acréscimo da nota da SES
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B