![]() |
||||||
Tratamento ocorre em local sem higiene (Fotos: Monique Garce/ Portal Infonet)
|
Moradores do conjunto Santa Lúcia denunciam que animais são abatidos e tratados na associação de moradores, local onde é realizada a feira livre durante todas as quartas-feiras. O Portal Infonet visitou o local na manhã desta quarta-feira, 20, e observou que galinhas eram depenadas e tratadas em ambientes não higienizados, sem refrigeração, que as aves vivas eram mantidas em local sujo, e ainda que havia carnes expostas em balcões não refrigerados.
Em conversa com nossa equipe, Jaciel Pereira, um dos feirantes que comercializava carnes, comentou que o local estava sujo daquela forma porque os trabalhadores tinham acabado de chegar e que o lugar seria lavado posteriormente. Ele ainda disse para não divulgarmos as fotos registradas no local, pois este não estava organizado.
Questionado se possuía autorização para tratar os animais no local, o feirante argumentou que sim, mas ele não soube informar qual órgão liberou o ato. “Esse abatimento está acontecendo aqui apenas hoje. Nós fazemos isso sempre em um abatedouro localizado no Luzia”, comenta, complementando que na associação são abatidas apenas as galinhas. A respeito das carnes que estavam expostas em balcão não refrigerado, Jaciel alegou que elas estavam ‘salgando’ e que seriam vendidas a um rapaz que compra os alimentos para dar aos cachorros.
Visto dentro de um ambiente fechado realizando o tratamento de galinhas, o trabalhador João pereira comentou que as aves já chegam abatidas e tratadas à associação. “Essas galinhas que tratamos aqui já estão encomendadas”, alega. Ele também conta que não tem costume de trabalhar na feira, e que sua profissão é carpinteiro. “Foi um colega que me chamou para trabalhar aqui hoje”, argumenta.
Há oito anos trabalhando na feira, Eliane Oliveira comenta que o tratamento realizado hoje na associação foi excepcional, e que aconteceu apenas porque os feirantes chegaram tarde.
Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária do município afirma que vai realizar em breve uma fiscalização na feira para verificar irregularidades. Em contato com nossa equipe, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que todas as denuncias serão verificadas.
Com relação as condições de comercialização de animais no local, a assessoria destaca que há uma lei dizendo que a venda de carne, peixes e frangos deve ser feita em locais refrigerados. Ela informou ainda que o tratamento dos animais deve ser feito em lugares higienizados e também que os animais devem ser mantidos em locais limpos.
Por Monique Garcez e Raquel Almeida
Confira vídeo registrado no interior da associação dos moradores