|
Unidade de Saúde teve mais de 30 tiros (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O homem que disparou vários tiros dentro da Unidade de Saúde Dep. Joaldo Barbosa, no Bairro América, já foi identificado pela polícia. O fato ocorreu em dezembro de 2012. Os tiros já tinham destino certo: dois funcionários que teriam se negado a atendê-lo. Por conta do acontecido, ambos já foram transferidos para outra unidade. O inquérito que investiga o caso deverá ficar pronto em dez dias.
De acordo com o delegado Archimedes Marques, responsável pelas investigações, as testemunhas já foram ouvidas. “O inquérito ainda está em andamento. O atraso se deu por conta das férias de janeiro, mas já retomamos as investigações e o suspeito já foi identificado. Em dez dias, o inquérito será concluído e vamos a qualquer momento pedir a previsão preventiva do suspeito”, antecipa o delegado.
Medo
Para a diretora da Unidade de Saúde, Suzane Linhares, o clima é de tranquilidade, embora ainda existe um certo receio. “A gente está dando continuidade ao atendimento, a rotina continua a mesma. Nós estamos sob a vigilância de dois seguranças nos dois turnos”, diz.
Os funcionários que permaneceram no posto continuam receosos com o que houve, mas garantem estar calmos. “As marcas de balas continuam nas paredes assim como a lembrança daquele dia”, disse um usuário. No dia do crime, apesar de atirador ter feitos disparos para todos os lados, ninguém ficou ferido.
Usuários
Os usuários, apesar de lembrarem-se do dia, continuam frequentando a unidade. Pra uns, o episódio não passou de um caso isolado. Para outros, o momento foi de terror e há o medo de que a atitude do atirador se torne uma prática. Uma usaria que não quis se identificar disse que a unidade de saúde é muito frequentada e muitos pacientes necessitam do atendimento, mas a insegurança no bairro os deixa apreensivos. “A gente vive com medo de tudo. Muita coisa que a gente vê na televisão não imaginamos que possa acontecer conosco. Aquela situação poderia ter sido uma tragédia”, relata a usuária.
Relembre
Em dezembro do ano passado (2012) um homem, atirou diversas vezes para dentro da unidade de saúde com o intuito de atingir dois servidores. Segundo testemunhas, um homem vestindo blusa xadrez e bermuda jeans estava no posto para ser atendido, mas, segundo testemunhas, por conta da demora no atendimento, ele tentou agredir um funcionário e quebrou computadores. Ainda segundo usuários do posto, o homem ameaçou um funcionário de morte e disse que voltaria para matá-lo. Armado, o atirador fez disparos para dentro da unidade. Os tiros atingiram uma porta de vidro, paredes, um televisor e um computador.
Por Eliene Andrade