![]() |
(Foto: Ascom DNIT) |
Com o intuito de agilizar as obras de duplicação da BR-101 o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT passou a gerenciar as obras remanescentes que estavam sob a responsabilidade 4º Batalhão de Engenharia e Construção, incorporando assim, o trecho do KM- 51,7 ao KM-77,3.
A BR-101 é de suma importância para o Brasil, pois, corta o país desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, desta forma, é considerada uma rodovia longitudinal. A mesma é responsável pelo transporte de produtos, interliga os principais polos econômicos da região e permite o acesso ao litoral nordestino.
Atualmente, 129 km do total de 206 km de extensão da BR-101 no Estado de Sergipe estão em duplicação. Além das novas pistas, o projeto inclui a construção de 45 pontes, 9 viadutos e 3 passagens inferiores. O trecho de 52 quilômetros entre o município de Estância e a divisa com a Bahia já tem projeto de duplicação concluído. A duplicação no trecho sul será executada por meio de convênio com o governo do Estado de Sergipe, que já prepara licitação das obras.
Em relação a extensão do KM- 51,7 ao KM-77,3, foi realizada a licitação para a obra de duplicação e restauração da pista existente, tendo como ganhadora o Consórcio VMP – Vilasa, Mac, Pavotec, que apresentou proposta mais vantajosa no valor de R$ 124.800.000,00 (Cento e vinte e quatro milhões e oitocentos mil reais), com prazo de término de 720 dias a contar da ordem de início.
Desta maneira, toda a duplicação da BR-101, em Sergipe, deve ser concluída em 2014. O que representa um investimento de cerca de R$ 1 bilhão para melhoraria da infraestrutura logística do Nordeste, sendo este proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
Fonte: Assessora de Comunicação DNIT/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B