Fuga no presídio de Areia Branca expõe deficiências

Presídio de Areia Branca (Foto: Portal Infonet)

A fuga de um detento do presídio de Areia Branca retoma à discussão a cerca de um problema antigo, que ocorre em diferentes prisões sergipanas. Geralmente estão superlotadas e com estrutura física deteriorada. A falta de servidores é também um problema, já que não conseguem cumprir com êxito a função de garantir a segurança, com o efetivo reduzido.

Nas primeiras horas desta quinta-feira, 20, Lucas Souza dos Santos, de 19 anos, escapou antes do horário de visita, que acontece durante o banho de sol. Ele teria pulado a muralha, após ter burlado a segurança que é feita pelos agentes penitenciários. A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que uma equipe do Departamento do Sistema Penitenciário (DESIPE), realizou busca pelo município. Até o início desta tarde o detento permanecia foragido.

As falhas vão muito além do fato em si. O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindipen), Iran Alves, voltou a lembrar que, além de o presídio está superlotado, pois estaria com mais presos do que a capacidade, o número de servidores é insuficiente. Segundo ele, no Presídio Estadual de Areia Branca (PEAB), estão presos cerca de 470 homens. “O PEAB foi preparado para comportar 220 presos. No perímetro externo do presídio há uma mata, as laterais foram invadidas por casas e as cercas estão danificadas. Esse tipo de problema deixa a sociedade em riso. O prédio está numa situação lamentável e não há colaboração por parte da Secretaria de Justiça”, diz.

Ainda Segundo Iran, Além de Lucas outros presos também tentaram fugir. “Mas devido a pronta ação dos agentes que estavam na hora do fato, somente um conseguiu fugir.

Iran Alves "É preciso investimentos"

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Estado da Justiça e Defesa ao Consumidor (SEJUC) esclarece que apenas um interno evadiu-se do Presídio Estadual de Areia Branca (PEAB) na manhã desta quinta-feira, 20 de junho. De acordo com o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (DESIPE), Manoel Lúcio, o interno Lucas Souza Santos, 19 anos, estava preso por roubo desde 25 de dezembro de 2011 e, no momento, está sendo procurado pela equipe do DESIPE para ser reconduzido às dependências do PEAB.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais