Sergipe continua sem vagas no sistema prisional

Juiz Hélio Mesquita em inspeção na Terceira Delegacia (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O sistema prisional continua sem vagas para atender à demanda da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Como consequência, presos provisórios se espremem nas celas das delegacias de polícia em Aracaju e também nos municípios de Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Lagarto. De acordo com a estatística da SSP, as delegacias de polícia acomodam cerca de 500 detentos em todo o Estado em uma estrutura que tem capacidade para abrigar apenas 150.

Na ótica do delegado José Iphânio, coordenador das Delegacias da Capital em exercício, é da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc) a responsabilidade pela superlotação das delegacias de polícia por não dispor de vagas no sistema prisional controlado por aquela pasta. “Não é uma questão de querer a superlotação. O problema é que não temos onde colocar estes presos, preciso de vagas no sistema prisional”, considerou o delegado.

Nesta quarta-feira, 25, a SSP transferiu dez detentos para o sistema prisional e, mesmo assim, as delegacias de polícia continuam amontoadas, sem previsão de novas transferências.

A interdição de dois presídios em Sergipe aumentou os problemas. Por determinação judicial, o Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) e o Centro de Ressocialização de Areia Branca, destinado a presos do regime semi-aberto, estão impossibilitados de receber novos presos. A Sejuc não assume a responsabilidade pela superlotação das delegacias de polícia, mas garante que o sistema abrirá cerca de 1,2 mil novas vagas a partir do final deste ano com a conclusão das obras de reforma do Centro de Ressocialização de Areia Branca, com a construção do anexo ao presídio de Nossa Senhora da Glória e de medidas alternativas para monitorar presos à distância.

O sistema de tornozeleiras parametrizada deverá ser implantado até dezembro deste ano, período em que o sistema prisional também deverá ser dotado de vídeo conferência. Medidas, segundo informações da assessoria de imprensa da Sejuc, que vão contribuir para minimizar os efeitos da superlotação do sistema prisional e das delegacias de polícia em Sergipe.

Na ótica do delegado Kássio Viana, presidente da Associação dos Delegados de Polícia, o problema decorre da falta de planejamento do Estado para criar novas vagas no sistema prisional. A superlotação decorre, segundo o delegado, do aumento da criminalidade, do crescimento no número de prisões realizadas pela polícia e também pela falta de vagas no sistema prisional.

O principal fator que proporciona aumento da criminalidade, na ótica de Kássio Viana, seria a ausência de política pública de ressocialização de presos, o que contribui para a reincidência de detentos no submundo do crime. A reincidência maior está na prática de crimes de roubo, homicídios e no tráfico de drogas, segundo o delegado. “Tudo isso pela incapacidade do Estado em não ressocializar os detentos”, observou Kássio Viana.

Execuções

O juiz Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, da Vara de Execuções, também reconhece a responsabilidade da Sejuc pela superlotação das delegacias de polícia e aponta como solução a ampliação de vagas no sistema prisional. “A responsabilidade pela custódia de presos é do Estado de Sergipe, especialmente da Sejuc/Desipe, que deve ampliar a quantidade de vagas do sistema prisional”, considerou. “Ou seja, a única alternativa é a construção de estabelecimentos penais ou a ampliação dos que já existem”, opina o magistrado.

De acordo com as inspeções realizadas pessoalmente pelo juiz Hélio Mesquita Neto, a grande maioria das delegacias de Aracaju apresenta excesso de presos. A exceção, segundo enfatizou está nas  3ª e 5ª Delegacias Metropolitanas, que estão com quatro e cinco presos, respectivamente. Como consequência, o juiz decretou a interdição das delegacias de polícia, mas o Estado recorreu e conseguiu reverter a decisão em liminar concedida pelo Tribunal de Justiça em habeas corpus impetrado pela Procuradoria Geral do Estado.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais