Conselhos de segurança são criados em Aracaju

Os conselhos são criados pela Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

Os conselhos de segurança consistem em grupos de pessoas de uma mesma comunidade, bairro ou município, que se reúnem no intuito de discutir, analisar e desenvolver práticas de segurança que possam resolver os problemas nas regiões em que eles se encontram. Em Sergipe, já existem quase cinquenta conselhos espalhados por todo o estado. E, de acordo com o presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado de Sergipe (FECONSEG-SE), todos os bairros de Aracaju já possuem seu próprio conselho.

Ailton Figuerôa, presidente do FECONSEG-SE e também membro do conselho do Bugio, explica que, para os conselhos serem criados, é preciso que haja uma solicitação dos moradores. “Desde a fundação do conselho, é importantíssima a participação da comunidade. Através das redes sociais, nós mostramos nosso trabalho e ficamos no aguardo das pessoas que queiram criar um conselho na sua região”, disse o presidente.

Segundo Figuerôa, são feitas assembleias para que seja explicado à população como funcionam os conselhos. “Fazemos isso para tirar todas as dúvidas das pessoas a respeito do assunto, antes mesmo que o conselho seja criado. Nem a federação, nem o conselho agem sozinhos. Nós precisamos da comunidade para que o trabalho funcione corretamente”, explicou.

Os conselhos

Para existir, os conselhos de segurança em Sergipe devem reunir no mínimo 40 pessoas. O trabalho nos conselhos é voluntário. O presidente da federação explicou algumas das condições para que os conselhos sejam fundados.

Ailton Figuerôa, presidente da Federação

“Tudo é feito com muito cuidado e a criação dos conselhos exige uma documentação necessária. Além disso, é importante lembrar que a federação busca pessoas aptas a trabalhar no conselho. Uma das condições para isso é que a pessoa não tenha antecedentes criminais disse Figuerôa. “Não se trata de discriminação, mas estamos lidando com a segurança de crianças, jovens, idosos. Os membros do conselho devem estar dispostos a trabalhar pelo bem das pessoas”, completou.

De acordo com o presidente, a federação tem a função de capacitar as pessoas que queiram participar dos conselhos. “Temos aulas em três turnos, que são ministradas por policiais militares, assistentes sociais, psicólogos”, disse.

SSP

Para funcionar, os conselhos de segurança de Sergipe contam com o apoio da Secretaria de Segurança Pública. “A comunidade vê o que acontece, relata aos conselhos, que repassam as informações em forma de relatório para a SSP. Dessa forma, o trabalho da Secretaria se torna mais eficiente. Existem coisas que, se a polícia não tivesse o diagnóstico dos conselhos, poderia deixar passar e o problema continuar existindo”, disse Figuerôa.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais