Movimento envia nota pública sobre a tortura no CENAM

Movimento de Direitos Humanos em SE destaca indignação com as denúncias  de tortura no Cenam (Foto: arquivo Portal Infonet)

O Movimento Nacional de Direitos Humanos no Estado de Sergipe enviou nesta quarta-feira, 14, uma nota contendo o posicionamento da entidade à respeito das prisões dos agentes de medidas socioeducativas que atuavam no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). Os agentes respondem a ação judicial movida pelo Ministério Público Estadual por lesão corporal grave supostamente praticada contra dois adolescentes em conflito com a lei, internos do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). Confira a nota na íntegra:

"O Movimento Nacional de Direitos Humanos no Estado de Sergipe, vem, através desta nota, demonstrar toda a sua INDIGNAÇÃO com as graves denuncias de torturas nas unidades de medidas socioeducativas que culminaram com a determinação judicial de prisão de 10 (dez) agentes de segurança do CENAM – Centro de Atendimento ao Menor.

Em primeiro lugar, parabeniza a atuação do Ministério Público e do Judiciário no sentido de garantir o direito fundamental a integridade física dos internos das Unidades de Medida Socioeducativa. Os adolescentes privados de liberdade devem responder por suas ações na conformidade da Lei, isso não pode se confundir com tortura psicológica ou física. A prática deste tipo violência avilta não só o agredido como também ataca e descaracteriza o Estado Democrático de Direito.

Importante frisar que os agentes de seguranças acusados da prática deste crime possuem o consagrado direito, universal e inalienável, à ampla defesa e ao contraditório e compete ao Estado a garantia da integridade física, psicológica de todos os cidadãos com restrição da sua liberdade.    

A prática da tortura é considerada crime contra a humanidade, é inafiançável e imprescritível e deve ser punida de forma exemplar nos termos da Lei. Atos de agressões físicas e psicológicas de agentes estatais frente a internos devem ser duramente combatidos e extirpados de vez das práticas do nosso sistema prisional.

Informa ainda que o MNDH/SE procurará levar as graves denuncias aos Órgãos de Defesa de Direitos Humanos Nacionais e Internacionais com intuito de responsabilizar o Estado de Sergipe".

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais