IML registra superlotação por ausência de familiares

IML: geladeiras superlotadas (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Com capacidade para armazenar 22 corpos, as geladeiras utilizadas para conservar cadáveres do Instituto Médico Legal (IML) estão superlotadas. Há 27 corpos armazenados naqueles refrigeradores. Entre eles, estão três fetos e três corpos carbonizados de vítimas de acidentes de trânsito, ocorridos na BR 101, um deles registrado em trecho de Maruim, no dia 12 de janeiro deste ano, e outros dois das vítimas da colisão seguida de explosão envolvendo vários veículos, também na BR 101, em trecho de Itaporanga D'Ajuda, ocorrido três meses depois, no dia 11 de março deste ano.

Também estão incluídos neste rol, os três fetos que foram removidos este ano: dois procedentes de Aracaju e outro na cidade de Itabaiana. A grande maioria, segundo informações da equipe técnica, permanece sem identificação oficial aguardando os familiares e outros, embora identificados, ainda dependem de exames de DNA e de outros patológicos para identificar a causa da morte.

Relação dos mortos cujos corpos permanecem no IML

1 – Um homem não identificado foi morto a tiros no dia 30 de janeiro do ano passado em Santo Amaro das Brotas e até o momento permanece sem identificação oficial, sem que os familiares compareçam ao IML.

2 – Outro corpo de um homem permanece no IML sem identificação desde o dia primeiro de dezembro do ano passado. Ele foi vítima de afogamento na Coroa do Meio.

3 – Um homem não identificado foi encontrado morto na avenida Carlos Firpo no dia 21 de dezembro do ano passado e até o momento o corpo permanece sem qualquer identificação oficial porque os familiares não compareceram ao IML.

4 – Benedito dos Santos, 76 anos, foi vítima de agressão física, sofreu traumatismo craniano e o corpo está no IML desde o dia 6 de outubro do ano, aguardando a família para a identificação oficial e liberação para sepultamento.

5 – Carlos Eduardo Ferreira, 17, vítima de arma de fogo. Ele ficou internado no Huse e morreu no dia 16 de outubro do ano passado. Até o momento, os familiares não compareceram para fazer a identificação oficial.

6 – Cassiano da Silva, 80, vítima de morte natural, cujo corpo foi encontrado no dia 24 de novembro do ano passado na rua Carlos Correia, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju.

7 – Lázaro José Matos Fraga, 44, cujo corpo chegou no IML no dia 30 de novembro do ano passado, mas há pendência para realização de exame de DNA para identificação oficial porque a família não compareceu àquele instituto. A causa da morte ainda não foi identificada.

8 – Márcio Evaristo Gomes, 48 anos, cujo corpo foi encontrado no dia 22 de março deste ano embaixo da ponte sobre o Rio dos Macacos, no município de Estância. O IML identificou sinais de agressões físicas.

9 – Derisvalto da Silva Alves, 36, proveniente do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Ele foi vítima de arma branca, residia em Maruim e até o momento a família não compareceu ao IML para fazer a identificação oficial do corpo e liberá-lo para sepultamento.

10 – José Ivan Santos, 42, foi atropelado por uma motocicleta, ficou internado no Hospital de Urgência de Sergipe e o corpo está no IML desde o final do ano passado sem identificação oficial aguardando a família.

11 – José Jailson de Almeida, 39, vítima de acidente de trânsito na BR 101 e está no IML desde o dia 10 de novembro do ano passado.

12 – Ricardo da Silva foi encontrado morto na avenida Gentil Tavares, vítima de morte natural e o corpo está no IML desde o dia 16 de fevereiro deste ano.

13 – Há também corpo sem qualquer identificação proveniente do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) vítima de queda, cujo corpo está no IML desde o dia 11 de janeiro deste ano.

14 – Um homem identificado apenas como Edjanilson, vítima de acidente de trânsito que estava internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O corpo chegou ao IML no dia 3 de março deste ano.

15 – Um homem sem qualquer identificação, morto a tiros no dia 3 de fevereiro deste ano, cujo corpo foi encontrado no bairro Santa Maria.

16 – Um homem foi vítima de afogamento no dia 8 de janeiro deste ano e o corpo permanece no IML aguardando os familiares para fazer a identificação oficial e liberá-lo para sepultamento.

17 – Há também o corpo de um homem que morreu em circunstâncias desconhecidas. A causa da morte ainda depende de exames patológicos que não são realizados em Sergipe e também da presença de familiares para identificá-lo. O corpo chegou ao IML no dia 10 de março deste ano.

18 – Um homem não identificado, oriundo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva foi vítima de morte natural, mas o corpo está no IML desde o dia 3 de março deste ano, aguardando os familiares.

19 – Outro homem foi assassinado a tiros na rua Apulcro Mota e o corpo permanece sem identificação desde o dia primeiro de janeiro deste ano aguardando os familiares.

20 – Há outro corpo de vítima de morte natural que se encontra no IML desde o dia 15 de fevereiro deste ano quando foi encontrado no centro de Aracaju.

21 – Outro corpo de um homem, vítima de acidente de trânsito, foi removido da cidade de Propriá no dia 15 de março deste ano e aguarda familiares para identificação.

Além destes, há ainda três corpos carbonizados, que ainda dependem de resultado de exame de DNA para identificação oficial: um deles removido da BR 101, em trecho do município de Maruim, no dia 12 de janeiro deste ano, e os outros dois de vítimas de acidente de trânsito com explosão de veículos na BR 101, em trecho do município de Itaporanga D’Ajuda ocorrido no dia 11 de março deste ano.

Ocupam também as geladeiras do IML, os três fetos resgatados: um oriundo da Baixa da Cachorrinha, no bairro 18 do Forte, em Aracaju, que chegou ao IML no dia 29 de janeiro deste ano; outro que chegou no dia 13 de agosto do ano passado, vindo da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, e um terceiro que chegou no dia 11 de janeiro deste ano, encontrado na cidade de Itabaiana.

O IML está sem condições de armazenar novos corpos. Aqueles que ainda não foram identificados oficialmente, mas que foram superficialmente reconhecidos pela família, estão sendo liberados e a identificação oficial virá posteriormente, após a conclusão do exame de DNA, que ainda é feito em outros Estados. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública, há previsão de liberação de dois corpos ainda nesta quarta-feira, 25, e outros dois para a próxima sexta-feira, 27.

O Portal Infonet tentou ouvir a direção do IML sobre a questão, mas não obteve êxito. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações devem se enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais