Moradores fecham parte de avenida e quebram tubulação

Moradores danificam a tubulação (Fotos: Portal Infonet)

Sem água desde o último sábado,9, por conta da queda da ponte localizada na BR 101, no povoado Pedra Branca, na divisa entre os municípios de Laranjeiras e Maruim, fato que provocou o desabastecimento que atinge 1 milhão de pessoas, os moradores do bairros 18 do Forte, zona norte da capital, resolveram tomar uma atitude desesperada ao quebrar na manhã desta quarta-feira,13, uma tubulação, localizada na avenida Visconde Maracaju, para obter água.

O fato não é isolado, na última segunda-feira, 11, a Unidade de Saúde Eunice Barreto, do bairro Coqueiral, teve a bomba d’água e o reservatório que abastece todo o posto roubados. Ontem,12, a tubulação foi danificada em três locais e a Deso acredita que ação tenha sido cometida por moradores na tentativa de buscar água. 

Para contemplar um grande número de moradores que rapidamente chegaram ao local com vasilhames, algumas pessoas fecharam em meia pista a avenida, principal via entre a zona norte e o Centro da capital sergipana.

Parte da avenida Visconde Maracaju foi fechada

A idosa Marilene Santos,moradora da rua Nossa Senhora da Glória, fala dos transtornos. "Desde sábado estamos passando por uma situação muito difícil, a Deso fala de rodízio, mas não chegou nenhum pouco de água aqui. Não tenho água nem para fazer a comida",conta.

A queixa também é feita pelo morador Emílio Bispo dos Santos. "Não sabemos o motivo de tanto descaso com os moradores do 18 do Forte. Aqui não tem água e não podemos esperar um rodízio que não chega. A água não chegou e o que podemos verificar são idosos e crianças que estão sofrendo sem água", fala.

O morador Valdek dos Santos alega que já foram feitos vários pedidos para a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) sobre o envio de um carro-pipa ou mesmo do reservamento de água.

Polícia Militar foi acionada para garantir o fechamento da tubulação

Foram feitos pedidos para o abastecimento

"Diariamente os moradores ligam para a Deso e pedem um carro-pipa e cobram o reservamento, mas infelizmente até o momento não tivemos nenhuma resposta positiva e o resultado é exatamente este, os moradores desesperados quebraram a tubulação", alega.

Com a chegada da Polícia Militar e dos técnicos da Deso os moradores ficaram exaltados e chegaram a afirmar que precisam de uma resposta da Deso sobre o abastecimento, do contrário, iriam voltar a quebrar a tubulação.

Em meio ao protesto pela falta de água, os moradores pediram a compreensão da PM para que as pessoas que estivessem na fila poudessem abastecer os vasilhames, os militares atenderam os pedidos e logo em seguida os trabalhos de reparação da tubulação seriam iniciados.

A Deso garantiu que todos os esforços para o restabelecimento do abastecimento de água estão sendo feitos. As obras emergenciais para a construção de uma nova adutora estão previstas para terminar até esta sexta-feira, 15. Com o fim dos trabalhos, 80% do abastecimento voltará a ser destinado a Grande Aracaju.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais