Dignidade sexual da criança e adolescente debatida no MP

Várias pessoas participaram do evento no auditório do MPE (Fotos: Portal Infonet)

A dignidade sexual da criança e do adolescente foi discutida na manhã desta segunda-feira, 18, durante seminário realizado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência em parceria com a Escola Superior do Ministério Público de Sergipe. Entre 2012 e 2015, 3.376 crianças e adolescentes foram vítimas de violência, abuso, exploração sexual, abandono, maus-tratos, dentre outros foram registrados em Sergipe.

De acordo com a promotora Míriam Teresa Machado, do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência, todos os anos o Ministério Público Estadual realiza esse evento.

“Todos devemos lutar por essa dignidade. As mães devem abrir os olhos e verificar o que está acontecendo dentro de casa, principalmente porque normalmente os abusos e a exploração sexual vêm do âmbito familiar ou do convívio com os vizinhos. O abuso, uma exploração sexual tem o condão de destruir a vida da criança e do adolescente”, alerta.

Míriam Teresa: "Todos devemos lutar pela dignidade sexual da criança e adolescente"

A promotora disse ainda que durante o mês de maio, todos têm a responsabilidade de gritar para criar uma cultura de proteção.

“Queremos dizer que nós estamos aqui com o Centro de Apoio Operacional para receber através do Disque-100, denúncias anônimas plausíveis e encaminhar aos promotores, aos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (Cras) e à rede de saúde para que esse agressor seja responsabilizado”, destaca Míriam Teresa enfatizando a importância de mobilizar e conscientizar a sociedade da necessidade de combater, permanente à violência sexual infanto-juvenil.

Números

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), divulgados pelo “Mapa da Violência 2012: crianças e adolescentes do Brasil” revelam que a violência sexual representou 20% dos casos notificados por violência em menores de 19 anos no ano de 2011, o que corresponde a 10425 crianças e adolescentes vítimas desse tipo de violência, sendo a grande maioria (83,2%) do sexo feminino.

O evento foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração sexual de crianças e adolescentes, instituído pela Lei nº 9.970 de 17 de maio de 2000.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais