![]() |
Alagamentos atingiram parte das casas da Rua "B" (Fotos: Portal Infonet) |
As fortes chuvas que caíram na capital sergipana provocaram alagamentos em diversas casas do conjunto Coqueiral. A situação mais crítica envolve oito residências da Rua “B”, onde moradores perderam quase todos os móveis. Na manhã desta sexta-feira, 22, as famílias contabilizaram o que sobrou enquanto faziam a limpeza dos imóveis.
A diarista Joana D’Arc conta que os alagamentos são frequentes na época de chuvas fortes. “Se tiver dez chuvas aqui, a casa alaga dez vezes. Perdi a cama que comprei há dois meses, um sofá, a estante, sem falar no quarto de minha filha que está todo alagado. No quintal, sobe uma água cheia de fezes. Moramos dentro de um esgoto”, lamenta.
![]() |
Adenilza Costa mostra marcas que água deixou em sua casa durante as últimas enchentes |
Esta é segunda vez que dona de casa Adenilza Costa perde todos os móveis. “Não deu tempo de tirar nada. A água molhou minha geladeira, destruiu minha estante, meu fogão, meu sofá. É muito triste porque Deus dá uma casa para a gente viver com dignidade e a gente vive nessa situação. Estou cansada de chorar, não tenho nem mais lágrimas”, conta.
A comerciante Adnelma Cruz diz que a situação é crítica em todo o conjunto. “Aqui a gente já era prejudicada com a rede de esgoto ruim, agora vem a água da chuva e a lama do morro. Pior é que quando seca, a rua fica cheia de lama e isso prejudica o meu comércio. A situação ainda ficou pior quando começaram a desmatar esse morro para fazer condomínio”, conta.
![]() |
Adnelma Cruz diz que a situação é crítica em todo o conjunto |
Defesa Civil
A Defesa Civil do município de Aracaju esteve no local para avaliar a situação. De acordo com o coronel Reginaldo Moura não há risco de deslizamentos e a problemática maior é com os alagamentos. “Estas moradias estão em área mais baixas. As áreas que deveriam escoar a água para o lado esquerdo da pista, por algum motivo, estão escoando do lado direito. Vamos solicitar um estudo para ver o que podemos fazer de forma emergencial. Se ter um alagamento na rua incomoda, imagina dentro de casa”, comenta.
Ainda de acordo com o coronel, as observações feitas pela Defesa Civil serão repassadas a outros órgãos da Prefeitura de Aracaju para que sejam tomadas providências.
![]() |
Quarto alagado na casa da moradora Joana D'Arc |
Por Verlane Estácio