Ocupação Dandara: famílias cobram pagamento de auxílio

Os moradores afirmam que o município ficou de conceder o auxílio (Fotos: Portal Infonet)

Famílias que ocupam as instalações do antigo Hotel Aperipê, movimento batizado de Ocupação Dandara estão apreensivos com a saída deles do imóvel. O motivo ocorre porque segundo eles, ainda não conseguiram um imóvel para alugar.

Cerca de 78 famílias residem no imóvel desde outubro de 2014, com alegação de que não tem para onde irem. A ação de reintegração de posse, que deveria ter ocorrido no domingo, 5, foi adiada para o próximo domingo, dia 19.

De acordo com o morador Hugo Santos, a prefeitura realizou o cadastro das famílias, mas o auxílio moradia ainda não foi liberado. “A prefeitura veio aqui na sexta e fez o cadastro das famílias, só que até o momento a prefeitura não concedeu o auxilio aluguel que é de R$ 300 reais. Fomos informados que o dinheiro só sairia dia 5 de setembro, mas como vamos alugar uma casa desse jeito?. Mesmo com o dinheiro ninguém quer alugar porque sabe que a prefeitura atrasa”, garante o morador.

Moradores devem sair do imóvel 

A moradora Cícera Maria Santos conta que as famílias não têm para onde ir. “A situação aqui é precária. As pessoas estão aqui porque não tem para onde ir e porque estamos lutando por uma casa”, avalia.

Os moradores pedem que o município conceda mais um tempo para eles alugarem os imóveis e que a prefeitura conceda o auxílio antes do mês de setembro.

Semfas

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) que enviou uma nota.

"A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) informa que já realizou o cadastro das famílias que se encontram no antigo Hotel Aperipê, na Ocupação Dandara, para a concessão do auxílio-moradia. Esclarece, porém, que, para o requerimento do auxílio, é necessário que as famílias procurem casas para alugar e levem a documentação pessoal e o boleto de água/luz da residência para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gonçalo Rollemberg Leite, onde será requerido o benefício. A Semfas informa ainda que estas informações foram dadas aos moradores há cerca de sete dias, na ocasião do cadastro, e,  que apenas a partir do requerimento, é concedido o aluguel social. As famílias cadastradas que ocupam o antigo Aperipê receberão o benefício até que sejam inseridas em programas de habitação popular".

*A matéria foi alterada às 12h10 para acréscimo de nota da Semfas

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais