Lixo: Sindelimp pede interferência do MPT

Garis são barrados na empresa (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Pelo segundo dia consecutivo, a Torre Empreendimentos suspende a coleta de lixo em Aracaju e a população enfrenta transtornos, com o acúmulo de lixo nas portas das residências e até em canteiros centrais de movimentadas avenidas. O acúmulo de lixo traz uma outra preocupação: a carga horária excessiva para os garis no momento em que a atividade for normalizada.

A diretoria do Sindicato dos Empregados da Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindelimp) buscará a intermediação do Ministério Público do Trabalho para evitar que a carga horária seja extrapolada. A ideia, segundo o presidente do sindicato, Rayvanderson Fernandes, seria a prefeitura firmar um contrato emergencial com uma outra empresa para evitar transtornos maiores para a população e para os trabalhadores.

“A cidade foi transformada em uma lixaria”, desabafa o presidente do (Sindelimp), preocupado com os reflexos desta paralisação sobre os trabalhadores, que coletam diariamente cerca de 900 toneladas de lixo na capital sergipana.

Sem transparência

Lixo se acumula em toda cidade

Nesta quinta-feira, 13, os trabalhadores chegaram pontualmente às 6h30 à sede da empresa no São Conrado preparados para iniciar as atividades, mas o chefe do setor transmitiu orientações para que eles retornassem às respectivas residências porque a coleta de lixo permaneceria suspensa. “Meu chefe disse que era pra gente voltar pra casa porque a empresa não tinha recebido o pagamento da prefeitura”, revelaram os funcionários, que preferem manter o anonimato temendo represálias.

Apesar de orientar os trabalhadores a suspender a coleta de lixo, a diretoria da empresa não se manifestou. Os jornalistas se concentraram na porta da Torre, mas não conseguiram muitas informações a respeito dos motivos que levaram a empresa a suspender a prestação do serviço. Os funcionários informaram que a pessoa indicada seria o gerente José Carlos Dias, que estaria em viagem. O Portal Infonet tentou contato, mas não obteve êxito.

Torre: portas fechadas por falta de pagamento

Os comentários que surgem entre os trabalhadores, confirmados pela diretoria do Sindelimp, indicam que a suspensão da coleta de lixo seria um protesto da empresa contra a falta de pagamento de faturas correspondente a três meses de prestação de serviços. Mas a dívida da Prefeitura de Aracaju com a Torre é uma incógnita. O Portal Infonet tentou uma entrevista com o presidente da Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb), mas a assessoria de imprensa informou que não teria autorização para prestar maiores esclarecimentos e que o presidente estaria muito ocupado para receber jornalistas.

O Portal Infonet tentou contatos com o prefeito João Alves Filho (DEM) e também não conseguiu. A Secretaria Municipal de Comunicação se comprometeu a prestar esclarecimentos, mas até o momento não se manifestou. O Portal permanece à disposição. Informações devem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais