Famílias voltam a ocupar o antigo Hotel Aperipê

Antigo hotel voltou a ser ocupado por famílias (Fotos: Portal Infonet)

O antigo Hotel Aperipê está novamente ocupado por dezenas de famílias que não possuem casa própria. Na madrugada deste sábado, 19, aproximadamente 45 famílias integrantes da antiga ocupação denominada ‘Dandara’ voltaram ao local alegando que não estão recebendo o auxílio moradia prometido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Cleverton dos Santos, que é o líder da ocupação, conta que as famílias que não receberam o auxílio, tiveram que deixar as casas onde moravam por não ter condições de pagar o aluguel. “A Prefeitura de Aracaju está cortando os auxílios e os donos pedem as casas de volta”, explica ao se referir aos proprietários dos imóveis alugados pelas famílias.  “Resolvemos ocupar o prédio de novo para que Prefeitura viesse tomar uma decisão séria. Estão mangando da gente e essa gestão deixa a desejar”, reclama.

Cleverton dos Santos diz que famílias não estão recebendo o auxílio-moradia

Ainda de acordo com Cleverton, as famílias procuraram novamente a PMA. Mas não houve solução. “Não fomos recebidos. Disseram que não podiam atender a gente”, alega.

A situação das famílias no local não é nada confortável, segundo relatos de Cleverton. “A situação é pecuária. Não temos água e pedimos aos vizinhos dos prédios e aos donos de estacionamento. Com os alimentos, a gente se ajeita coo pode. E um ajudando o outro e no fim de semana é ainda pior porque o restaurante Padre Pedro fica fechado”, lamenta.

Os ocupantes acreditam que outras famílias também sofrem com à falta de auxílio e que, por isso, o número de pessoas no no prédio do antigo hotel pode aumentar.

Semfas

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) informa que as famílias receberão o auxílio-moradia até a próxima terça, 22. A Semfas ressalta ainda que a Prefeitura de Aracaju vem cumprindo determinação judicial e concedendo o benefício eventual, auxílio-moradia, às famílias da Ocupação Dandara desde o dia 30 de julho deste ano.

Relembre o caso

As famílias ocuparam o prédio por aproximadamente 10 meses até que foram obrigadas sair do local por conta de uma decisão judicial de reintegração de posse. A desocupação ocorreu no dia 19 de julho, mas enquanto parte das famílias conseguiu abrigo na casa de parentes, outras ocuparam cruzamentos entre as ruas Capela com São Cristóvão, no Centro de Aracaju. O impasse somente foi resolvido quando Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) garantiu o adiantamento do pagamento do auxílio-moradia para o dia 30 de julho.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais