Clean Up Day reúne voluntários para limpeza de praia

Limpeza ocorreu na praia da Atalaia (Fotos: Portal Infonet)

Dezenas de pessoas se juntaram à Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) para a segunda edição do Clean Up Day, ou Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP). A limpeza ocorreu na manhã deste sábado, 19, na Praia da Cinelândia (Atalaia) e no calçadão da Orla com apoio do grupo Patins Urbano. O objetivo é sensibilizar a sociedade quanto à importância de se manter os rios e praias sem lixo, próprios para a fauna e flora se reproduzirem em equilíbrio.

A voluntária da FMA e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Maira Araújo, conta que um dos objetivos da ação é mostrar à população o impacto do lixo jogado nas praias. “Muitos dos animais que encalham na praia porque tem lixo dentro deles. Mais um dado que temos que passar é que lixo tem que ser jogado no lixeiro para ser reaproveitado e reciclado”, explica.

Maira fala dos impactos do lixo jogado na praia

Ainda de acordo com Maira, na última edição do Clean Up Day em Aracaju, foram recolhidos 266 kg de lixo em apenas 4 km de praia. “O que mais encontramos é copo descartável, embalagem de quentinha, bituca de cigarro, colher e outros diversos materiais de plástico”, revela.

O professor e ambientalista, Anderson Gois, reforça a importância da iniciativa, destacando que é importante buscar o equilíbrio entre homem e meio ambiente. “Esse trabalho de formiguinha, de conscientização e com ações pontuais fazem com que as pessoas tenham cada vez mais consciência. Por mais que a gente faça uma série de críticas às pessoas que ainda não defender o meio ambiente, estamos avançando muito no processo de preservação porque a visão de desenvolvimento sustentável trouxe essa onda do meio ambiente. As pessoas estão mais conscientes, o que é positivo. Agora é claro que estamos muito aquém de onde devemos chegar na questão da relação do homem com o meio ambiente”, opina.

Anderson Gois reforça a importância do equilíbrio entre homem e meio ambiente

A funcionária pública, Suzete Barros, conta que faz questão de participar do evento. “Esta é a segunda vez que participo. Acho importantíssimo para que possamos promover a sustentabilidade do planeta. Me sinto feliz em contribuir e dar exemplo. E fico ainda mais otimista quando vejo diversas crianças com seus pais aqui”, comenta.

Ação

A FMA, que é parceira do evento, realizou as atividades em Aracaju e também Pirambu, onde houve a exibição do curta ‘Resíduos Sólidos’ no anfiteatro da reserva biológica (REBIO) de Santa Izabel, lanche coletivo e coleta de lixo na Lagoa da Titara.  Através de FMA, Barra de Mamanguape (PB), Coqueiro (BA) e Piaçabuçu (AL)  também receberam a ação.

Suzete participa do evento pela 2ª vez

Voluntários reunidos para o evento

Evento

Com a missão engajar pessoas para mudar os comportamentos de levam o “lixo” para os rios e oceanos, cerca de 500 mil voluntários, em mais de 100 países, se mobilizam sempre aos terceiros sábados de setembro para coletar, catalogar e analisar os resíduos encontrados em praias, manguezais, costeiras, margens de rios, represas e trilhas. Assim, é possível colaborar mais com a ONU na construção de políticas públicas para redução de impacto de lixo nos litorais e em especial no oceano, o maior lixão ‘não visível’ do mundo.

Depois que os resíduos forem coletados da praia pelas mãos dos voluntários, serão tabulados em planilha oficiais do evento, compilados e gerado um relatório anual. Este relatório oferece subsídios para a formulação das principais políticas públicas globais sobre o tema.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais