Polícia apresenta acusados de assaltos a fazendas em SE

Presos foram apresentados esta manhã na Decarga (Fotos: Portal Infonet)

A Delegacia Especializada de Repressão ao Roubo de Cargas (Decarga), Delegacia de Itaporanga D’Ajuda e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), apresentaram na manhã desta terça-feira, 6, quatro homens e duas mulheres, presos sob a acusação de envolvimento com roubo a propriedades rurais localizadas na região Centro-Sul.

De acordo com o delegado Cristiano Barreto, Arisvaldo Pinheiro de Matos, conhecido como ‘Ari’ ou ‘Malhado’; Joice Maria dos Santos; Leonardo Sena Caldeira, conhecido como ‘Leo’; Will Cerqueira Bras; Filipe da Silva Cabral e Elaine Rodrigues da Silva são do Estado da Bahia e realizavam os roubos durante os finais de semana prolongados.

“Há mais ou menos um mês, nós recebemos a designação do delegado geral Evérton Santos, de procedermos a investigação específica referente a um roubo ocorrido em uma propriedade rural entre os municípios de Lagarto e Salgado, já na Colônia Treze.

Delegado Cristiano Barreto

Na ocasião, três pessoas fortemente armadas, encapuzadas e de luvas, invadiram a residência de uma família que estava em um final de semana prolongado e a fizeram de reféns. As vítimas foram coagidas a entregar os objetos pessoais e eles pediam o tempo inteiro, celulares, jóias, armas e dinheiro. Cobravam a existência de um cofre e fizeram um verdadeiro arrastão, fizeram uma limpeza, levaram televisores, Ipods, Iphonse aparelhos eletroeletrônicos”, informa.

Cristiano Barreto acrescentou que na saída da fazenda, eles perceberam um mostruário de jóias de uma das vítimas, dentro do carro estacionado na garagem e levaram também esse material, avaliado em 1 milhão de reais e ainda fizeram com que a vítima os levasse até a estrada.

Delegada Mariana Amorim

“Conseguimos identificar que se tratava de uma quadrilha que já vinha agindo há cerca de um ano, em várias propriedades rurais, em Itabaiana, Lagarto, Estância. Com a junção das informações e a união dos delegados que trabalhavam com esses casos separadamente, nós conseguimos unificar as investigações e identificar a quadrilha, que já residiu em Itabaiana, mas que atualmente reside entre as cidades de Camaçari, Dias D’Ávila e Salvador, na Bahia”, destaca.

O delegado explicou que "‘Leo’, ‘Ari’ e Filipe eram os responsáveis pelos roubos efetivamente. Às mulheres cabiam o disfarce, enquanto o trio realizava o levantamento dos pontos e circulavam nas estradas e municípios do trajeto, além de efetuarem a revenda dos produtos roubados na cidade de Salvador. Já Will era o receptador dos aparelhos celulares, os quais revendia em uma loja de um shopping center em Salvador, de sua propriedade"

Com o grupo, a polícia apreendeu um veículo modelo i30 e duas motocicletas modelo XRE300, comprados com dinheiro gerado pelos roubos. As joias, segundo os acusados, foram derretidas e revendidas a preço de ouro. Os seis acusados responderão pelos crimes de roubo majorado, formação de quadrilha, cárcere privado e receptação qualificada.

Arrombamentos

A delegada de Itaporanga D’Ajuda e Salgado, Mariana Amorim, a polícia vinha percebendo um aumento muito grande do número de arrombamentos nas chácaras e fazendas no Centro-Sul. “No último dia 5 de setembro, aconteceu mais um arrombamento, na verdade um roubo a esta fazenda em Salgado, quando três elementos invadiram e renderam cerca e dez pessoas, subtraíndo diversos objetos de valor. Na fazenda existem câmeras e nós solicitamos o apoio aqui da Decargas, que não mediu esforços para nos ajudar e com apoio do Setor de Inteligência, nós trabalhamos esse caso durante 30 dias e após um mês, conseguimos prender seis pessoas”, relata.

Motos em poder dos acusados

Carro apreendido com com os presos

Mariana Amorim disse ainda que os assaltantes pessoas que apontam as localidades vulneráveis para ser assaltadas e passavam as informações aos três que executavam o crime. “Em seguida, retornavam para a Bahia onde faziam a revenda. A gente acredita que tenha mais pessoas envolvidas, inclusive de Sergipe, por isso a importância de manter os presos aqui em Sergipe porque a gente crê que vários outros assaltos, eles são os autores”, completa.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais