![]() |
Servidores se concentram na praça (Fotos: Portal Infonet) |
Os petroleiros continuam em greve no Estado de Sergipe, em adesão ao movimento deflagrado nacionalmente. Em Sergipe, estão paralisadas as atividades da sede da Petrobras na rua Acre, em Aracaju, o campo de produção de Carmópolis, a Fábrica de Fertilizantes (Fafen) e o Polo da Atalaia.
A greve foi iniciada no dia 29 de outubro motivada pela campanha salarial e, nesta quinta-feira, 5, os funcionários da estatal realizaram uma manifestação na porta da sede da empresa, onde fixaram cartazes. Os servidores se concentraram na praça em frente à sede da rua Acre e houve início de tensão com a presença de policiais militares. “Mas nós conseguimos negociar e eles se retiraram”, informou o sindicalista Pedro Messias dos Santos, diretor do Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Sergipe e Alagoas (Sindipetro).
Usando microfones, alguns grevistas fizeram pronunciamento e reconheceram a tensão, mas tranquilizaram a população informando que os policiais apenas acompanharam a mobilização, sem gerar maiores tumultos. De acordo com informações do Sindipetro, em Sergipe a adesão à greve chega ao patamar de 90%. A categoria está mantendo o efetivo mínimo de 30%, atendendo aspectos da lei de greve para dar continuidade à produção, operação e manutenção.
![]() |
Pedro: paralisação geral |
Em nota enviada à redação na terça-feira, 3, a Petrobras confirmou queda de produção de 178 mil barris de petróleo o que corresponde a cerca de 8,5% da produção diária no Brasil. Informou também que “continua tomando as medidas necessárias para garantir a manutenção de suas atividades, preservando suas instalações e a segurança de seus trabalhadores”.
Nesta quinta-feira, 5, a assessoria de imprensa da Petrobras enviou nova nota sobre a greve, que caracteriza a postura da estatal em nível nacional. Na nota, a Petrobras informa que a greve coordenada pelas entidades sindicais ainda afeta as operações da companhia e repete o teor da nota enviada na terça-feira, 3.
*A matéria foi alterada às 12h40 para inclusão da nova nota enviada pela assessoria da Petrobras
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B