Detran: greve e recesso desagradam usuários

Greve de funcionários do Detran foi iniciada dia 3  (Fotos: Portal Infonet)

A greve iniciada no último dia 3 e as mudanças na rotina de atendimento ao público no Detran/SE, realizadas neste mês de dezembro, estão causando transtornos aos usuários da autarquia. O promotor de vendas Robson Menezes esteve no Detran pela terceira vez na manhã desta terça, 29, e teve adiado o prazo para recebimento de documentação após renovação de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

“Funcionários disseram que no próximo dia 4 seria possível obter a nova documentação, porém nessa mesma data vence o prazo para licenciamento de veículos a gás, ou seja, eu fico impossibilitado de usar o automóvel”, reclamou o cidadão.

Já o estudante Gilson Silva, após ter sido vítima de roubo, tenta obter nova Carteira de Habilitação (CNH) há um mês. “Dei entrada na documentação e quando vim buscar aqui no Detran recebi a notícia de que não estaria pronta em função da greve. O setor de protocolo não funciona e a previsão de recebimento é no próximo dia 12 ou depois dessa data”, compartilhou.

Robson Menezes teve adiado prazo para recebimento da CRLV

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito (Sindetran/SE), Thiago Bonfim, com a greve, apenas 30% dos profissionais do Detran estão em atuação, mesmo assim sob sistema de revezamento, o que implica em considerar a total adesão dos profissionais ao movimento. Porém, entre os dias 28 de dezembro e 4 de janeiro a autarquia passa por tradicional período de recesso.

“O Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos [PCCV] é uma das principais reivindicações dos profissionais do Detran/SE e, além disso, a suspensão do DET para estagiários. A sigla representa a senha usada pelo servidor da autarquia para acessar o sistema de atendimento ao público. Entendemos que o estagiário está realizando serviços que não correspondem as suas atribuições. Com isso, fica sobrecarregado e influencia na camuflagem da problemática que é a falta de funcionários”, alega Thiago.  

Segundo a diretora de atendimento do Detran/SE, Luciana Déda, os 30%, mínimo legal estabelecido para o período grevista, não está sendo cumprido, assim como não há entendimento por parte da autarquia sobre o real motivo da greve.

Gilson Silva tenta obter nova CNH há 30 dias 

“Temos um balanço anual de prestação de contas que torna suspenso o atendimento para o público externo, mas internamente os trabalhos estão sendo mantidos. A greve impactou no atendimento, no agendamento e a nossa perspectiva é de que com a volta do recesso da Justiça, tenhamos um posicionamento do Judiciário quanto à ilegalidade da greve, visto que não há fundamentação alguma para deflagração desse movimento, primeiro porque o PCCV está em andamento e os demais pontos alegados pelo sindicato já foram sanados”, apontou a gestora.

Prazos

Conforme parecer divulgado pelo Detran/SE, em virtude do balanço anual de prestação de contas do exercício 2015, serviços como transferências de jurisdição e de propriedade terão prazos para serem finalizados de forma a evitar multas e pendências nos documentos de veículo ou CNH para o ano seguinte.

Entre os dias 28 e 30 de dezembro, todos os setores de atendimento ao público não receberão novo processo de veículo ou CNH. Nesse período, haverá apenas entrega de documentos ou devolução de processos pendentes aos clientes, bem como aos setores competentes para regularização. Os canais eletrônicos permanecem disponíveis aos usuários para requerer os serviços. Orientações relacionadas a outros procedimentos podem ser adquiridas no site da autarquia.

Por Nubia Santana 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais