Governo busca soluções para crise hídrica em Malhador

Reunião aconteceu nesta quarta-feira, 14 (Foto: Semarh)

Mais uma reunião foi realizada nesta quarta-feira, 4, pelo Governo do Estado para discutir ações de combate à escassez hídrica. A força-tarefa montada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) envolve o trabalho de outros órgãos do Estado, além de instituições e associações ligadas ao meio ambiente. Na ocasião, o meteorologista Overland Amaral apresentou aos presentes a situação da seca no Estado.

O foco das atividades é o município de Malhador, situado na região Agreste do Estado, onde a crise hídrica se mostra mais evidente. Assim como todo o Nordeste e boa parte das cidades de Sergipe, o território vivencia uma das piores secas dos últimos tempos. Atualmente, Malhador passa por um rodízio no abastecimento, situação que vem tirando o sono e agravando a sede dos habitantes.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, esta é mais uma reunião com diversos órgãos do estado e com representantes dos proprietários irrigados do Rio Mata Verde, em Malhador, com o objetivo de equacionar a situação da crise hídrica. “A falta de água está evidente e a prioridade é para abastecimento humano, mas o Governo do Estado sabe da sua responsabilidade também com os produtores, por isso estamos buscando esgotar os diálogos e as possibilidades que possam atender ao município e aos produtores. Já estamos avançando, fizemos algumas experiências produtivas e amanhã voltaremos a nos reunir, desta vez no município, com o objetivo de encontrar uma alternativa que seja a menos impactante possível”, garantiu.

De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, durante a reunião foram sugeridos a suspensão da irrigação, a substituição por um sistema de irrigação mais eficiente e localizado e o cadastramento dos usuários urbanos, porque muitos desperdiçam água, como os lava jatos. “A ideia é que seja feito o rebaixamento dos sangradouros das barragens, para que mantenham um fluxo permanente de liberação de água para a barragem da Deso. Depois é ficar avaliando a situação, para ver se consegue manter a regularidade do sistema de manter a vazão de 82 metros cúbicos por hora, durante 24 horas, que é o que a Deso precisa para garantir o abastecimento de água da população de Malhador”, explicou.

Força-tarefa

Para elaborar e discutir essas medidas, foi criado um grupo de trabalho com os integrantes de vários órgãos para fazer os trabalhos de fiscalização, autuação, advertência, multa e embargo aos usuários que não estão adequados. Uma força-tarefa foi montada com o objetivo de gerenciar os recursos hídricos em todo o Estado, priorizando o abastecimento humano, tendo em vista que Sergipe, assim como toda região do Nordeste, está vivenciando uma das piores secas dos últimos anos.

Fonte: Semarh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais