Ainda não há data para Força Nacional chegar a Sergipe

A expectativa é de que a tropa fique em Sergipe por 180 dias (Foto: Agência Brasil/ Arquivo Infonet)

Mais 120 homens devem fortalecer a segurança de Sergipe. De acordo com informações da Polícia Militar, parte da tropa que estava no Espírito Santo está sendo direcionado para o Estado. Eles se somarão aos 17 membros do Força Nacional de Segurança Pública que chegaram na última terça-feira, 14, e estão compondo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A expectativa é de que a tropa fique em Sergipe por 180 dias, mas ainda  não existe previsão de chegada.

De acordo com o comandante do policiamento da Capital, tenente-coronel Vivaldi Cabral, as tropas já estão sendo desmobilizadas do Espírito Santo para virem à Sergipe. "O processo já está sendo finalizado", diz. Com a chegada na nova tropa, Sergipe deverá contar com cerca de 140 novos homens da Força Nacional. "Eles farão policiamento ostensivo nas Zona Norte e Sul, principalmente na região do Santa Maria", informa o comandante de policiamento da capital.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) iniciou nesta semana a ampliação gradativa do efetivo da Força Nacional nas cidades de Natal (RN), Aracaju (SE) e Porto Alegre (RS). O efetivo irá realizar operações conjuntas com as policiais federal, rodoviária federal e estaduais. A medida está prevista no Plano Nacional de Segurança Pública.

Em Aracaju, as ações ostensivas estão em fase de planejamento, mas o apoio às investigações de crimes letais contra a vida já começaram. Nas três cidades, o levantamento de dados e planejamento estratégico para investigação de homicídios, realizado em apoio às polícias civis locais, também já começou. Essas equipes da Força Nacional, compostas por policiais civis e profissionais de perícia, já estão, respectivamente, estudando inquéritos e confeccionando laudos.

Plano Nacional

No último dia 3, o Ministro da Justiça, Alexandre Moraes esteve em Aracaju para assinar o Plano Nacional de Segurança Pública, que prevê apoio da Força Nacional para combater a criminalidade no Estado.

Sergipe alcançou o topo no ranking de estado mais violento do país, segundo dados do Fórum Nacional de Segurança Pública. Os reforços atuarão no patrulhamento ostensivo, integração do DHPP e campo pericial. Estão previstos 150 homens: 120 policiais militares; 24 agentes, delegados e escrivães da polícia civil; e seis legistas.

Por Jéssica França
Com informações do Ministério da Justiça

*A matéria foi alterada às 11h58 para correção de informações

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais