SE receberá investimentos na agricultura familiar

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Governo do Estado receberá, por meio de parceria com o Executivo Federal, investimentos em cinco áreas prioritárias da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. A novidade foi anunciada na quinta-feira, 9, durante reunião entre o vice-governador Belivaldo Chagas, o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Roseno, e representantes de órgãos estaduais do setor. A ideia é que Sergipe receba mais apoio na assistência técnica rural, incremente a regularização fundiária, amplie a comercialização de produtos agrícolas, auxilie a mulher do meio rural para que seja empreendedora e, por fim, promova maior atuação do projeto Dom Helder, programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no semiárido.

Para que todas as ações sejam implementadas em Sergipe, a Sead participará de reuniões durante toda esta sexta-feira, 10, com membros da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/SE) no sentido de identificar necessidades do estado e concentrar os esforços com o objetivo de oferecer oportunidades de crescimento do setor rural.

Semiárido

A importância de investir prioritariamente no semiárido sergipano foi um dos pontos destacados pelo secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, durante a reunião. Ele disse que, apesar de o estado ter recebido apoio recente com relação a fornecimento de material forrageiro e ter apoio do Exército com relação ao fornecimento de água, a preocupação preponderante de Sergipe é que, cada vez mais, novos parceiros e políticas se solidarizem com o estado e realizem uma soma de esforços.

Plano integrado

As tratativas do Governo do Estado para implantação de um plano integrado de ações de combate à seca com foco nos sete municípios do Alto Sertão aconteceram no dia 23 de fevereiro. Na ocasião, Jackson Barreto destacou que existem 30 municípios em Sergipe em situação de emergência por conta da estiagem e que, para ajudá-los, são previstas ações de aquisição e distribuição de material forrageiro, ampliação de abastecimento de água por meio de carros-pipa, implantação de dessalinizadores, perfuração de poços, recuperação e implantação de barragens e linhas de crédito emergenciais.

A partir de segunda-feira, 13, por determinação do governador Jackson Barreto, sete municípios do Alto Sertão serão beneficiados com a distribuição de água por meio de caminhões-pipa. Serão atendidos os municípios de Gararu, Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre e Carira, beneficiando uma população de 160 mil habitantes. A operação é um investimento mensal de R$ 418 mil.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais