Ocupação da rótula da Hermes Fontes é discutida no MPE

A audiência foi presidida pelo promotora de Justiça Berenice Andrade (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O alojamento de pessoas, entre idosos, adultos e crianças, na rotatória da Avenida Hermes Fontes foi tema de uma audiência promovida pela Promotoria de Justiça do Cidadão Especializada  na Defesa dos Idosos e da Pessoa com Deficiência, do Ministério Público Estadual (MPE), nesta manhã, 18. 

A Secretaria Municipal de Assisência Social e Cidadania (Semasc) informa que já vem realizando abordagens continuas durante a semana e aos sábados na região da rotatória com uma equipe de Educadores Sociais e em alguns momentos em parceria com o Conselho Tutelar de Aracaju.

E um levantamento feito por meio dessas abordagens aponta que a grande maioria das pessoas que vivem no local já é beneficiada pelo programa Bolsa Familia e possui referência de moradia, bem como as crianças estão inseridas em escolas, porém a medicância representa principal motivação para estadia na praça, como também o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Também já foi possível observar que em periodos específicos (feriados e finais de semana) há uma concentração maior de pessoas no local. A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) informou ao MPE que também já efetua ronda policial no espaço e se comprometeu a realizar um trabalho preventivo ba região, parando em pequenos intervalos de tempos com intuito de oferecer segurança à comunidade, através da presença da Guarda.

A GMA também se comprometeu em efetuar intervenções no local em parceria com a Semasc, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Tutelar, conforme agenda da Semasc. Pelo Representante do Conselho Tutelar foi dito que já fez várias intervenções e sempre as mesmas pessoas se encontram no local, a exemplo de uma senhora de nome Ângela que se ocupa do espaço para exploração de menores.

Observa ainda que existem na praça casas de bomba e uma grande "boca de lobo" que servem para esconderijo de produtos de furtos praticados no local. Diante do diagnóstico da situação será realizada uma vistoria na rótula da Hermes Fontes pelos técnicos da Semasc, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social (Seidh) no dia 13 de maio (final de semana comemorativo ao dia das mães). A audiência foi presidida pelo promotora de Justiça Berenice Andrade. 

Por Moema Lopes
Com informações do MPE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais