Caso que ocorreu ano passado em Aracaju (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Acidentes com eletricidade causaram 599 mortes no Brasil em 2016, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre). Desses, 171 foram acidentes domésticos.
A pesquisa avaliou ainda, a partir de uma amostra de 999 domicílios, as condições das instalações elétricas residenciais. Segundo o estudo, apenas 29% das residências brasileiras têm projeto elétrico e 52% não têm fio terra. “O cenário é bastante preocupante e mostra a necessidade de readequação das instalações elétricas, principalmente dos imóveis com idade média de 20 anos de construção”, diz o diretor da Procobre, Antonio Maschietto.
O padrão da tomada de três polos, adotado obrigatoriamente a partir de 2011, está presente em somente 35% dos domicílios, de acordo com o levantamento. O modelo leva em consideração a legislação de 2006 que exige que as construções tenham sistema de aterramento.
As condições elétricas da própria residência foram consideradas inseguras por 34% dos moradores. Dentre esses, 19% disseram já ter levado ao menos um choque elétrico.
Caso em Aracaju
Em julho do ano passado, um homem morreu eletrocutado durante ato na Praça General Valadão. A vítima assistia à Jornada pela Democracia, quando teria encostado no fio de alta tensão e caído no meio da multidão. Ele sofreu choque elétrico e queda de uma altura de aproximadamente 4 metros.
Com informações da Agência Brasil
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B