Igreja explica comemoração de Corpus Christi

Tapetes remetem aos símbolos da igreja católica (fotos: Arquivo Portal Infonet)

No feriado desta quinta-feira, 15, é comemorado o dia de Corpus Christi. A festa católica celebra a Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. Nesta data os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

De acordo com a igreja, a Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo. “O próprio Senhor se faz presente na Eucaristia. Esta data é muito importante para os católicos, pois Jesus ressuscitado, glorioso e triunfado se faz presente como alimento e remédio de nossa alma”, explica padre Peixoto, pároco da Catedral Metropolitana de Aracaju.

O padre ressalta também que os católicos devem viver como verdadeiros cristãos. “Participar das missas, ser generoso, edificar a vida do irmão e viver para ajudar o próximo por amor”, diz.

Confira a programação da catedral nesta quinta-feira.

Dia de Corpus Christi

Padre Peixoto resssalta a importância de viver para o próximo 

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

Aconteceu que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

Em 1264 o Papa aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração. O Papa era um arcediago de Liège e havia conhecido a Beata Cornilon e havia percebido a luz sobrenatural que a iluminava e a sinceridade de seus apelos.

Por Raquel Almeida
Com informações do site da Arquidiocese de Aracaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais