Garis encerram greve depois de audiência no TRT

Audiência de conciliação acontece no TRT (Fotos: Portal Infonet)

Acabou a greve dos garis e a Cavo reativará efetivamente, em 100%, os serviços da limpeza da cidade a partir deste sábado, 25. O entendimento que provocou o fim da paralisação dos trabalhadores foi mediado pela justiça do trabalho em audiência de conciliação realizada nesta sexta-feira, 24, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Conforme o acordo celebrado na Justiça do Trabalho, parte dos dias parados em decorrência da greve dos garis será abonada e outra parte compensada. Ficou estabelecido que os dias 8 e 9 deste mês serão abonados, enquanto o período entre os dias 10 e 15 deste mês serão compensados, com jornada diária de seis horas, no domingo, 26, e na terça-feira, 28.

Já as faltas registradas pela paralisação dos serviços entre os dias 21 a 24, serão compensadas em um mutirão que terá duração de duas horas no dia primeiro de março e também no dia 5 daquele mês, com jornada de quatro horas.

O fim da greve ficou atrelado a uma pauta consensuada que destaca 15 itens, incluindo a obrigação da empresa Cavo em fornecer os equipamentos de proteção individual, aumentar a quantidade de água para os trabalhadores que estão em atividade e fornecer fardamentos, entre outras questões. O descumprimento de uma das cláusulas pode gerar multa diária no valor de R$ 5 mil, até o limite de R$ 100 mil.

Desembargador Thenisson Dórea [à esquerda] faz a mediação

Representantes da empresa e do Sindelimp conversam antes da audiência e chegam a um acordo 

A audiência foi conduzida pelo desembargador Thenisson Santana Dórea, presidente do TRT, com participação do procurador Ricardo Carneiro, representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) e dos representantes da empresa Cavo e do Sindicato dos Empregados da Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindelimp). O relator do processo, o desembargador Fábio Túlio esteve ausente por conta de uma viagem, segundo a assessoria do TRT.

Para Alexsandro dos Santos, membro do setor jurídico da entidade que representa os trabalhadores, o resultado desta audiência de conciliação demonstra que o Sindelimp sempre esteve com a razão ao fazer as cobranças à empresa. “Se a empresa não cumprir uma das cláusulas deste acordo, a empresa não fará descaso apenas com os trabalhadores, será um descaso com a própria justiça do trabalho”, considerou Alexsandro Santos.

Cavo

Por meio de nota oficial, a assessoria de Imprensa da Cavo ressaltou o acordo com a categoria e falou que já atende as reivindicações dos servidores. "A empresa já começou a fornecer novos equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, óculos e botas, uniformes e está alterando a logística do fornecimento de água durante a operação nas ruas".

Por Cássia Santana

*Matéria alterada às 17:26 para correção de informação e às 17:49 para ascréscimo de nota da Cavo

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais