Petrobras realiza Pesca Solidária em Aracaju

A Unidade de Negócios de Exploração e Produção em Sergipe da Petrobras realiza neste sábado, às 8 horas, na sede do Tecarmo, em Aracaju, a primeira despesca de tilápia do Projeto “Pesca Solidária”, que será lançado já com resultados positivos. Criado em função do Programa Fome Zero, do governo federal, o projeto coloca em prática uma parceria da Petrobras e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com investimento em ações voltadas para produção de alimentos que serão revertidos para entidades filantrópicas mantidas pela Petrobras.

A pescaria deste sábado será realizada pelos pescadores da localidade numa das nove lagoas dentro da área da Unidade de Processamento de Gás Natural do Tecarmo, em Aracaju, que fica na comunidade Mosqueiro. Na região, existem dezenas de lagoas naturais, alimentadas por lençóis freáticos, subutilizadas pelas famílias que vivem da pesca. Pelo programa, que está em fase experimental, a Petrobrás e a Codevasf promoverão peixamentos e despescas anuais com tilápia e tambaqui, espécies adaptáveis às condições hídricas do lugar.

A pesca é feita com redes e tarrafas e cada peixe deve estar pesando, após sete meses, aproximadamente 500 gramas. Segundo a engenheira de pesca Maria Cecília Nunes, a proposta vai além, pois realizará dias de campo para capacitar pescadores e famílias carentes da região que possuam lagoas em suas propriedades. O fomento do cultivo de peixes tem como objetivos, além da produção de alimentos, a geração de trabalho e renda.

As nove lagoas na unidade de processamento de gás natural, com uma extensão de 34.300 metros quadrados, serão povoadas com alevinos de tambaqui e tilápia. Estima-se uma produção de 13.700 quilos de peixes/ano. Com investimentos anuais de R$ 32.428,00, a Petrobras estará contribuindo para a melhoria do estado nutricional da população assistida, bem como incentivando o uso racional das lagoas da região do Mosqueiro para a produção de pescado.

O projeto contribui, ainda, para o controle biológico do caramujo, transmissor da esquistossomose, de pernilongos e do mosquito da dengue. A Petrobras entra com recursos: financeiros, material e pessoal de apoio, além da infra-estrutura ( as lagoas); e a Codevasf, com a parceria técnica. As despescas serão semanais. Na segunda lagoa peixada com tambaqui, a pescaria terá início no final do próximo mês de novembro. As demais lagoas do Tecarmo serão peixadas alternadamente para permitir uma grande despesca a cada mês.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais