Fies e Sebrae lançam resultado de pesquisa sobre a indústria

O Sistema Fies e o Sebrae/SE lançam no Dia da Indústria, 25, às 9 horas da manhã, a primeira edição do documento Sondagem Industrial, uma pesquisa sobre a indústria sergipana. O presidente da entidade, Eduardo Prado de Oliveira, fará a apresentação do trabalho e o superintendente do Sebrae/SE, José de Oliveira Guimarães, dará palestra sobre o tema “A Micro e Pequena Indústria Sergipana na Sondagem Industrial”. O evento será encerrado com a palestra de Renato Fonseca, coordenador da Unidade de Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento da CNI e PhD em economia pela Universidade da Califórnia.
A Sondagem Industrial, é uma pesquisa qualitativa, iniciada em 1998 e realizada trimestralmente pela CNI, contando com o apoio das Federações de Indústrias dos Estados. No ano de 2004 a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe integrou-se ao grupo de outras 21 Federações que colaboraram no trabalho de consulta às empresas do Estado. O documento tem como objetivo principal coletar informações sobre a evolução da atividade da indústria de transformação brasileira, bem como identificar o sentimento dos empresários industriais tanto em relação às suas atividades quanto em relação à economia brasileira. Tais informações ajudam na compreensão do desempenho da indústria no Brasil, assim como na previsão de sua evolução futura.
Com base na Sondagem Industrial a CNI publica, trimestralmente, quatro
documentos com os resultados nacionais: o “Sondagem Industrial”, que apresenta os resultados gerais e por porte acompanhados de uma análise econômica; o “Sondagem Industrial: Resultados Setoriais”, que apresenta as séries dos indicadores por setor de atividade da indústria de transformação; o “Sondagem Industrial: Resultados Regionais”, que apresenta as séries dos indicadores por regiões geográficas brasileira, e o “Índice de Confiança do Empresário Industrial”, um indicador de antecedência da atividade industrial e que é construído com base em um bloco especial de perguntas da pesquisa.

Sondagem em Sergipe

No Estado de Sergipe a amostra da Sondagem Industrial compreende 49 empresas industriais de vinte setores da economia local. Destas, 68% são
consideradas pequenas e médias, e 32% grandes indústrias. Pelo que se pode depreender nos resultados tabulados, o industrial sergipano mostrou-se otimista sobre a economia brasileira. Apresentou uma confiança
relativamente alta, porém estável. Ele acredita na estabilidade da economia e
de suas empresas para os próximos meses e numa estabilidade ou mesmo aumento do faturamento de suas empresas para os próximos seis meses.
O empresariado sergipano também vê estabilidade nos seus negócios. Sente que a produção de suas empresas permaneceu estável no ano. Mas aponta a elevada carga tributária como o principal problema sentido durante o ano.
Por fim, pode ser depreendido também pela sondagem que a capacidade instalada da indústria foi sendo gradativamente ocupada durante o ano. Tanto assim que, no último trimestre, 30% dos entrevistados disseram estar utilizando mais de 90% desta capacidade, o que pode levar a duas conclusões otimistas. A primeira, é o aumento persistente da atividade econômica no Estado de Sergipe. E a segunda, da necessidade de novos investimentos, o que deve significar um bom crescimento econômico para os próximos anos.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais