Os 15 técnicos agrícolas que foram capacitados e selecionados para serem Agentes de Desenvolvimento Rural (ADR) começaram a receber os equipamentos. Eles vão atuar ajudando os pequenos produtores rurais criadores de ovinos e caprinos dos municípios de Carira, Malhador, Nossa Senhora da Glória, Gararu, Porto da Folha, Canindé do São Francisco, Pinhão e Tobias Barreto.
Os ADR”s estão recebendo kit”s com burdizzo (castrador), descornador, materiais cirúrgicos como pinça, bisturi, tesoura, lâmina, luvas descartáveis, tesoura de casquear, pistola para aplicação de injeções, além de camisas e bonés.
Antes de receber os equipamentos, os Agentes passaram por uma reciclagem que aconteceu no Escritório do Sebrae em Nossa Senhora da Glória. Eles revisaram a metodologia de trabalho do ADR sobre sanidade do animal, manejo nutricional, instalações adequadas e reprodução. Além da parte teórica, os profissionais tiveram acesso a aulas práticas que foram realizadas numa propriedade de um produtor da região.
Por adaptar plenamente as condições da vegetação e do clima nordestino, explica o Superintendente do Sebrae Zezinho Guimarães, a caprinovinocultura constitui-se atividade de relevância social e econômica, pois contribui com a redução do déficit nutricional da população, com a melhoria do poder aquisitivo dos produtos e, conseqüentemente, com a redução do êxodo rural. Porém, em conseqüência das limitações estruturais aliadas às dificuldades de acesso a tecnologia, serviços de pesquisa e assistência técnica, os pequenos produtores ficam impossibilitados de atuar no competitivo mercado globalizado.
“Através da atuação dos Agentes de Desenvolvimento Rural, teremos condição de orientar os pequenos e médios caprinovinocultores no desenvolvimento sustentável desta atividade, repercutindo na geração e manutenção de emprego e renda. Cada ADR será responsável por até 20 propriedades e irá acompanhar o manejo do rebanho e as práticas de administração normais da propriedade, orientará os produtores a realizarem mudanças com tecnologia apropriada, promoverá melhorias no rebanho e aumentos quantitativos e qualitativos nos resultados da produção”, afirma Zezinho.
A reciclagem e entrega dos kit”s aos Agentes de Desenvolvimento Rural fazem parte das ações do Projeto Aprisco, desenvolvido pela Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio do Sebrae em Sergipe. Telefones (79) 2106-7729 e 2106-7727.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B