Setransp quer que passagem de ônibus aumente este mês

Na última sexta-feira, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) protocolou um pedido de solicitação de aumento no valor da passagem de ônibus. Um ofício foi entregue à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a revisão de preço foi solicitada ainda para este mês de setembro.

 

De acordo com o sindicato, é necessário estabelecer um novo preço para a passagem diante do reajuste de 12% do óleo diesel, anunciado no dia 9 de setembro. Para o superintendente da Setransp, José Carlos Amâncio, “esse insumo significa 25% na planilha de custo tarifário, o que representa um aumento nos custos operacionais do setor na ordem de 3%, onerando o sistema em, aproximadamente, R$ 3,5 milhões ao ano”.

 

A entidade concedeu informações dizendo que é inviável trabalhar com uma tarifa abaixo de R$ 1,73, valor proposto para ser aplicado a partir desse mês. Outra informação concedida é a de que a passagem pode ser reajustada sempre que houver alteração nos custos de estrutura. O item estaria contido na Lei Orgânica do Município.

 

“É óbvio que a população não agüenta mais o valor da tarifa praticado no Brasil, e a saída é colocar em prática todas aquelas medidas que já estão sendo discutidas há dois anos com o objetivo de desonerar os custos e baratear a passagem. Infelizmente, não tem sido feito nada em Aracaju. Ficamos apenas nos seminários, encontros e na discussão para a aplicação de uma tarifa cidadã, o que não acontece na prática”, disse Amâncio.

 

O Setransp teria apresentado à SMTT quatro propostas que podem desonerar os custos do setor e reduzir a tarifa. Uma das medidas seria o município disponibilizar vale-transporte para a Guarda Municipal. A segunda, a Prefeitura arcar com a gratuidade dos portadores de deficiências. O Setransp reivindica ainda um controle mais rigoroso da utilização da meia passagem, de forma a manter o índice em 15%. Atualmente, o número de passageiros do setor pagando a metade da tarifa chega a 33%. A quarta medida é a de um combate mais efetivo no transporte clandestino.

 

SEM DEFINIÇÃO – Segundo a assessoria de imprensa da Superintendência, o ofício ainda não teria chegado às mãos de Bosco Mendonça, superintendente do órgão. O documento ainda estaria passando pela fase de protocolo para só então ser encaminhado ao setor responsável. A assessoria disse ainda que não é possível ter um posicionamento concreto sobre o assunto sem uma análise prévia de toda a conjuntura. A SMTT não soube precisar se um aumento de tarifa pode ocorrer ou não.

Por Wilame Amorim Lima
Da Redação do Portal InfoNet

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais