Conheça as formas de enviar a declaração do IR

Na última semana para completar os procedimentos da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2006 (IRPF 2006), algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre as formas de transmitir as informações à Receita Federal.

O prazo para o envio termina na próxima sexta-feira, 28, e a Receita disponibiliza as opções de fazer a transmissão das informações pela internet, por meio de disquete ou por formulários disponíveis nas agências e lojas franqueadas dos Correios.

Internet

A declaração preenchida com a utilização do programa IRPF 2006 pode ser enviada de duas formas. Uma delas é pela internet. A transmissão é feita pelo programa Receitanet. O Receitanet também está disponível em CD-ROM distribuído nas delegacias regionais da Secretaria da Receita Federal.

Para enviar seus dados, o primeiro passo é gravar a declaração em disquete ou disco rígido do computador. Após a gravação, o programa perguntará se o contribuinte quer transmiti-la imediatamente. Se a resposta for SIM, o programa Receitanet é automaticamente carregado e, estando a declaração no local selecionado (disquete ou disco rígido), a transmissão é acionada.

No caso de o contribuinte não enviar a declaração no mesmo momento em que ela foi gravada, a transmissão pode ser feita posteriormente, acionando o item “Transmitir via Internet”, no menu “Declaração do programa IR2006”.

Após o envio, o recibo de entrega é gravado automaticamente no disquete ou no disco rígido do computador. É recomendável imprimir o Recibo de envio da declaração, utilizando a opção “imprimir” no menu Declaração. Para q
uem faz a declaração pelo sistema online, ou seja, pelo endereço da Secretaria da Receita Federal na internet, a declaração é enviada automaticamente.

Disquete

A declaração preenchida por meio do programa IRPF2005 também pode ser entregue em disquete. Neste caso, é preciso gravar a declaração no disquete e entregá-la nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Formulário de papel

As pessoas que optaram por fazer a declaração em formulário de papel deve entregá-lo nas agências e lojas franqueadas dos Correios.

Mais informações em www.receita.fazenda.gov.br

Veja também:

Declarar IR deixou de ser “bicho de sete cabeças”

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais