Foi lançada nesta manhã, em Aracaju, a campanha nacional 2006 dos trabalhadores do ramo financeiro, com o mote “Unidos Conquistamos Mais”. No palco montado em frente à agência do banco Bradesco na manhã de hoje, 10, foram anunciadas as principais reivindicações deste ano: a extensão do horário de funcionamento dos bancos (para 09-17h) e a reposição da inflação adicionada ao aumento real de 7,05% no salário.
O lançamento foi simultâneo nacionalmente, e aqui foi organizado pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe. O presidente do sindicato, Milton Bispo, declarou que os banqueiros têm condições de atender as reivindicações.
“Nós entendemos que os banqueiros têm condições de atender às nossas reivindicações. Inclusive a de reposição do valor inflacionado. É só observar que dois bancos apresentaram no último período o lucro de R$6 milhões”, declarou.
Milton disse esperar uma negociação pacífica com os banqueiros, mas “temos sempre a arma da paralisação em último caso”, ponderou. “O número de companheiros presentes aqui hoje indica que nós começamos a sensibilizar a classe”, falou.
Para o bancário Volnandy de Aragão, presente na manifestação, as reivindicações são justas e ele apóia a manifestação. “Os lucros têm sido exorbitantes. Só queremos os ganhos salariais de acordo com os lucros. O bolo proporcionalmente dividido é uma questão social,” comentou. Em cima do palco estava um bolo de aproximadamente 2 metros de cumprimento decorado com cifrões para simbolizar o lucro dos banqueiros.
U
ma das reivindicações que está se repetindo esse ano é a expansão do horário de funcionamento dos bancos, para 9h às 17h, e o respeito à lei da tolerância de 15 minutos nas filas de espera. “Para cumprir essas metas os banqueiros terão de gerar mais postos de trabalho, esse é um dos nossos objetivos”, falou Marcelo Vieira, secretário de Imprensa do sindicato. Marcelo Vieira: secratário de Imprensa do Sindicato dos Bancários
“Com o café da manhã nós procuramos mostrar a campanha para que haja debate público. As questões principais devem ser incorporadas pela classe pra que criemos uma unidade. Acho que estamos cumprindo nosso papel”, concluiu Marcelo.
Além das duas questões apresentadas, são propostas de reivindicações dos bancários:
- Maior participação nos lucros e resultados – PLR
- Proteção ao emprego
- Combate ao assédio moral e às metas abusivas
- Melhoria das condições de saúde e segurança
- Igualdade de oportunidades.
Hoje, às 15h30, o Comando Nacional dos Bancários entrega a minuta de reivindicações à Federação Nacional dos Bancos – Fenaban.
Matérias relacionadas:
Bancários lançam campanha nacional nesta quinta
Campanha salarial dos bancários
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B