Por convocação do deputado Albano Franco, o presidente da Gerdau S.A., Jorge Gerdau Johanpeter, maior produtor de aços do país, proferiu palestra na Comissão de Minas e Energia da Câmara sobre os fortes obstáculos ao crescimento das indústrias energo-intensivas, sobretudo em face do elevado custo das tarefas de energia elétrica, praticada pelo governo nessas indústrias, como consequência da criação do grande número de encargos, mostrando que, nos últimos 5 anos, o aumento da tarifa foi de 150%, enquanto o IPCA se elevou em 50%. Isto fez com que essas indústrias perdessem competitividade em relação ás concorrentes de outros países.
Participando do debate, Albano Franco defendeu a realização de uma reforma tributária ampla, que tivesse como principio básico a desoneração da produção , como principal fonte de crescimento, argumentando que, além de aumentar o ritmo de expansão da economia, elevaria, conseqüentemente, os níveis de emprego e renda.
Externou ainda o parlamentar sergipano sua preocupação com a falta de investimentos na geração de energia elétrica, que poderá decretar o racionamento de eletricidade, como, no momento, está acontecendo na Argentina, onde grande parte do setor industrial do País vizinho reduziu a produção, podendo levar ao desemprego.
Albano Franco aproveitou a oportunidade para defender a energia nuclear mostrando a necessidade de se instalar, no mais breve espaço de tempo uma unidade no Nordeste para gerar 1.000 MW, em face do esgotamento do potencial hídrico da região.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B