Preço do leite sobe e sergipanos diminuem compras

Alimento sofre aumento de até 61,1%
Dados do Dieese informam que o leite está mais caro. O aumento, que chegou a atingir 61,1% no subgrupo do leite longa vida integral, foi um dos fatores que ocasionou o maior índice da inflação no período de janeiro a agosto deste ano (2,72%).

 

Com o aumento do preço, muitos sergipanos passaram a economizar na compra de laticínios. A dona de casa Jussara Bispo, 38, diz que é muito difícil fazer esta economia, já que tem uma filha de três anos, cuja alimentação é baseada em leite e derivados. “O aumento é impressionante. Não dá mais para comprar esses produtos na feira do mês. Venho toda semana para ver as promoções e só compro quando o desconto é realmente bom. Se for, aproveito e compro em grande quantidade para não perder a chance”, afirma. A aposentada Maria Santa também percebeu o aumento dos produtos. “Não tomo leite, mas compro para o meu marido e percebi que houve um aumento bastante considerável. Às vezes, nem com promoção vale a pena comprar porque os supermercados, muitas vezes, enganam os consumidores vendendo um ou dois reais mais barato e dizendo que o produto está na promoção. Um absurdo”, conta ela.

 

Um dos principais motivos para este aumento, ainda segundo o DIEESE, é a diminuição da taxa de crescimento da produção de leite desde o ano de 2005. Dessa forma, mesmo os Estados pioneiros na produção, como Rio Grande do Sul e Minas Gerais, deixaram de produzir em grande escala em virtude da falta de recursos suficientes para manter a produção anterior.

 

Outro fator determinante está relacionado à demanda. O consumo de leite aumenta sempre que as famílias de baixa renda aumentam seu poder de compra e com o reajuste do salário mínimo, houve um crescimento desse poder, o que contribuiu para o reajuste do leite.

 

Informações do Ministério da Saúde (MS) mostram que o leite é um dos alimentos de caráter indispensável na alimentação dos indivíduos. Sem ele, doenças como osteoporose e anemia, distúrbios neurológicos e falta de concentração podem ocorrer com mais facilidade.

 

“Se já é confirmada a importância do leite na vida das pessoas, o governo deveria ser o primeiro a viabilizar uma melhor aquisição para todos, principalmente para os menos favorecidos”, diz funcionário público Leonardo Resende.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais