Compras ilegais pela internet são alvo da Receita

A Receita Federal realiza nesta quinta-feira, 13, em todo o país, uma operação de repressão ao contrabando e descaminho para combater o comércio ilegal de produtos estrangeiros adquiridos pela internet e remetidos por via postal. Na 5ª Região Fiscal (que engloba os Estados da Bahia e Sergipe), a operação está sendo realizada por 17 servidores da Receita, atuando em quatro centros de distribuição dos Correios, sendo três em Salvador e um em Aracaju.

 

A operação denominada Leão Expresso III, é realizada com a colaboração dos Correios e conta com a participação de 198 servidores da Receita. A inspeção das remessas postais será feita via Raio-X nos centros de distribuição dos correios em 28 cidades.

 

As encomendas com indícios de irregularidades serão retidas. A estimativa é que sejam apreendidos mais de R$ 1 milhão em mercadorias. Os responsáveis pelos produtos retidos serão chamados a prestar esclarecimentos. Constada a irregularidade, além de sofrer pena de perdimento da mercadoria, essas pessoas poderão responder criminalmente.

 

Comércio eletrônico

 

De acordo com a Receita federal, o número de fraudes e ilícitos praticados no meio eletrônico é crescente. Inexistência do vendedor, falta de entrega do produto, emissão de nota fiscal falsa são alguns dos exemplos mais comuns de crimes praticados.

 

Antes de realizar uma compra via internet é fundamental para o consumidor buscar o maior número de informações possíveis a respeito do produto e do vendedor, para garantir a segurança de sua operação. Assim como em outras operações comerciais, as que envolvem o comércio eletrônico também necessitam de documentos que comprovem sua regularidade.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais