O aumento, em pontos percentuais, foi o mesmo para as pessoas jurídicas. Para as empresas, a média dos juros ficou em 4,23%, ou 64,40% ao ano. O vice-presidente da Anefac e coordenador do estudo, Miguel de Oliveira, disse que o aumento nos juros registrado em julho, assim como os aumentos verificados desde janeiro, foram causados pelas altas da taxa Selic promovidas pelo Conselho Monetário Nacional (Copom). “As taxas oferecidas pelas instituições financeiras acompanham a Selic”, disse Oliveira. “Neste mês, não subiram 0,06 ponto percentual porque o aumento da taxa básica de juros foi decidido no final do mês. Ainda não deu tempo para que todos os bancos repassem a alta”, avaliou. Segundo Oliveira, a tendência de alta nas taxas de juros deve se manter até o final do ano. “O Copom já sinalizou que deve continuar aumentando a Selic. Os juros só caírão a partir do momento que as altam pararem.”
As taxas médias dos juros cobrados nas operações de crédito – realizadas por consumidores e empresas – subiram, pelo sétimo mês seguido, em julho. Levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), apontou que a média dos juros cobrados de pessoas físicas aumentou 0,02 ponto percentual na comparação com o mês anterior, atingindo 7,35% ao mês, ou 134,22% ao ano.
No mês passado, o Copom elevou a taxa básica de juros de 12,25% para 13% ao ano, 0,75 ponto percentual na taxa anual ou 0,06 na taxa mensal.
Fonte: Agência Brasil
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B