O ano de 2009 foi marcado pela retração do mercado de gás natural devido ao alto preço, cenário que mostrou a instabilidade acarretada pela crise econômica e a falta de competitividade com as demais fontes de energia. A avaliação é da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).
De acordo com os dados estatísticos que a entidade divulgou nesta quarta, 27, o volume médio diário de gás natural consumido no ano passado foi de 36,7 milhões de metros cúbicos – uma queda de 26% em relação à média de 2008.
Em nota, a Abegás avalia que “a escalada dos preços de custo do gás natural, somada à falta de política do governo federal, tornou-se um problema em nível nacional, acarretando perda de competitividade frente aos outros energéticos”.
Somaram-se a esses fatores a desaceleração da produção industrial e o uso em menor escala de usinas térmicas em decorrência do nível satisfatório dos reservatórios das hidrelétricas. “Com o mercado desestimulado, o consumo caiu, refletindo a falta de planejamento”.
O setor industrial continuou sendo o principal consumidor do gás natural, com uma demanda média de 23,5 milhões metros cúbicos por dia – uma queda de 15,30% com relação ao período anterior. O consumo automotivo registrou uma queda ainda maior: 12,98% em relação a 2008, com uma demanda média diária de 5,7 milhões de metros cúbicos.
Com informações da ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B