O Secretário da Agricultura, sr. Paulo Viana, diz que o algodão está sendo objeto de prioridade em sua secretaria. Diz já ter mantido contato com o Centro Nacional de Algodão da Embrapa, na Paraíba, recebendo dos seus técnicos todo o apoio para um trabalho de revitalização da cultura em Sergipe.
Praticamente um reinício, em função do estágio em que a cultura chegou. Paralelamente, técnicos da Secretaria da Agricultura estão buscando os empresários da área, beneficiadores de algodão, localizados na sua maioria na região do agreste sergipano, para formalizar um encontro e ouvir deles sobre o interesse em absorver a produção, para, a partir da certeza do mercado, estimular os agricultores, particularmente os da agricultura familiar – foco das ações prioritárias do governo do Estado – para investimentos no cultivo.
Dessa premissa, cursos de atualização tecnológica serão levados a efeito, definição de variedade mais consentânea com a realidade sergipana, assim como o apoio dos bancos oficiais com financiamentos agrícolas disponíveis. Viana defende a política do governo, conduzindo a agricultura como negócio. “Sem mercado, seria irresponsabilidade estimular qualquer cultura, repetindo-se experiências do passado.
A agricultura já é uma atividade que depende do clima e suas mudanças, sem o consumidor potencial que seria a agroindústria, no caso do algodão, não seria lógico se projetar projetos extemporâneos”.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B