Ao contrário do que sugere a Procuradoria da Fazenda Nacional, em Sergipe, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recorreu da decisão da Justiça que obrigou a Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz) a divulgar os nomes dos devedores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A decisão de divulgar a lista dos devedores do ICMS foi motivada por uma ação movida pelo Sindicato dos Auditores Tributários do Estado de Sergipe (Sindat). Foram os dirigentes da entidade quem propuseram que a Sefaz fosse obrigada a divulgar, em seu site, os nomes dos devedores inscritos na Dívida Ativa do Estado, estimada em cerca de R$ 3 bilhões.
“A Procuradoria de Sergipe vai na contramão da história no que se refere ao combate aos sonegadores, uma vez que é a própria Fazenda Nacional quem divulga os nomes dos devedores da União. Em Sergipe, a PGE não quer esta divulgação, o que para nós do Sindat, que somos autoridades fiscais, é absurdo”, afirmou o auditor Marcos Corrêa Lima que é dirigente da entidade, lembrando que a decisão do TJ foi unânime, no sentido de divulgar os nomes dos “maus pagadores, exceto os que estavam em processo de negociação judicial”.
“A Procuradoria Geral do Estado, que tem o dever de executar os débitos fiscais dos sonegadores, deveria aplaudir e estimular a nossa decisão de garantir, judicialmente, a revelação dos nomes dos devedores do Estado, para resguardar o interesse público”, destacou o assessor jurídico do Sindat, Gilson Avelino dos Santos.
Gilson, que também é auditor, disse não entender o que houve. “Onde é que nós estamos? Querem transformar Sergipe num paraíso fiscal? Tenho certeza que o governador Marcelo Deda não autorizou esta iniciativa da PGE, porque ela prejudica a arrecadação do Estado”, completou ele, ao considerar equivocada a medida.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B