|
Legenda |
Na tarde de quinta-feira, 12, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Sergipe (Sinduscon/SE), representante da classe patronal, e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado de Sergipe (Sintracon-SE), representante dos trabalhadores, assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho 2011-2012. O reajuste, a depender da função, vai de 7,031% a 10,39%, ou seja, os ganhos garantidos aos profissionais da construção civil nesta Convenção Coletiva foram consideravelmente significativos. Destaque-se que a inflação de 2010 ficou em torno de 5,9%.
Dentre as categorias que mais se beneficiaram foram os profissionais qualificados que, por sua vez, obtiveram um reajuste de 10,39%. Este aumento do novo Acordo é retroativo a 1° de março deste ano com termo final no dia 29 de fevereiro de 2012. Lembrando que as diferenças remuneratórias dos meses de março e abril deverão ser pagas nas folhas de pagamento de maio e junho.
Além do reajuste, o Acordo Coletivo deste ano foi, mais uma vez, bastante significativo para os trabalhadores nos canteiros de obra. Eis que ficou garantido para eles um café da manhã fornecido pela empresa e disponível assim que o trabalhador chega ao local de trabalho. Esta é uma preocupação que foi analisada criteriosamente pelo Sinduscon/SE e que demonstra uma preocupação com a saúde e segurança do trabalho. Isso resulta em uma melhor qualidade na produção para a construção civil.
Além disso, foram feitas alterações nas coberturas do Seguro de Vida Coletivo, a inclusão do cargo de Operador de Caminhão Betoneira na Tabela de Cargos com sua respectiva remuneração e a possibilidade de flexibilização da jornada de trabalho aos sábados. Com todas essas conquistas, trabalhadores e empresários comemoram o avanço do cenário de negociação e de resultados conseguidos nesta negociação coletiva.
Fonte: Sinduscom