Governador não interfere em greve do Banese

Déda admite que interferência pode causar instabilidade no Banese (Foto: Arquivo Infonet)

O governador Marcelo Déda anunciou que não atenderá aos apelos do deputado estadual Zezinho Guimarães e, portanto, não exercerá qualquer interferência para negociar o fim da greve dos funcionários do Banco do Estado de Sergipe (Banese). “Negociação com sindicatos naquilo que diz respeito à pauta econômica é assunto que diz respeito à diretoria do banco”, comentou o governador.

Uma possível interferência poderia gerar instabilidade na instituição financeira, na ótica do governador. “Finanças, capacidade que o banco tem de honrar os compromissos e governança moderna de uma instituição financeira pública exige que fique a cargo da diretoria para que não haja qualquer espécie de interferência política que possa por em risco a estabilidade financeira do banco”, comentou Déda.

A orientação do Governo aos dirigentes do Banese, segundo Marcelo Déda, é que se mantenha o constante diálogo com o sindicato de classe. “Que se tenha uma relação de respeito, de diálogo, de busca de solução”, diz Marcelo Déda. “A orientação do Estado para a direção do banco é que os ganhos do banco devam buscar ser compartilhados com o conjunto dos banesianos”, salientou.

Marcelo Déda fez questão de ressaltar que o Banese é uma instituição financeira que segue regras específicas do sistema financeiro brasileiro. “O Banese não é um banco solto, não é um único banco”, diz. “O banco precisa analisar a sua competitividade com as demais agencias que concorrem com ele. Quando a diretoria toma decisões que implicam aumento de custos, tem que ver a sua possibilidade de atuar dentro do sistema financeiro com outros bancos também que têm situação idêntica e que são representados pela Febraban”, ressaltou.

Déda também fez questão de informar a sua incompetência técnica para intermediar entendimentos com os banesianos em greve. “O governador não pode interferir. Estamos discutindo o processo de democratização da gestão do banco, que vai avançar muito. Aí sim, como controlador, o Estado busca ser ouvido para sugerir nas grandes questões estruturantes da instituição”.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais