|
Bancários protestam contra redução da PLR (Fotos: Portal Infonet) |
Funcionários do Banco do Nordeste (BNB) realizaram uma manifestação nesta quarta-feira, 28, com retardamento de expediente no prédio da Agência Centro com paralisação até as 10h da manhã. Além do protesto contra a redução do valor do Programa de Lucros e Resultados (PLR), os funcionários exigem revisão imediata do PCR, sob uma perspectiva de Banco de Desenvolvimento; isonomia com direitos e benefícios iguais para todos; resolução do passivo trabalhista etc.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza, o Dia Nacional de Luta dos funcionários do BNB tem como foco o não pagamento da segunda parcela da participação dos lucros e resultados. “O banco aqui surpreendeu todos os empregados com a notícia de que houve problema no balanço do resultado divergindo inclusive de outros momentos onde o banco chamou inclusive a imprensa pra falar do resultado, um extraordinário resultado, mas na hora de pagar os empregados à participação do lucro não foi aquilo que ele divulgou lá trás”, diz.
|
O gerente executivo do BNB, Aurício Bispo e a coordenadora do BNB, Fátima Costa |
Ainda segundo José Souza, já está agendada uma nova assembléia com os funcionários do BNB para acontecer na próxima quarta-feira, 4, às 18h no Sindicato dos Bancários.
Para a coordenadora de Desenvolvimento do BNB, Fátima Costa Santos, a reivindicação dos funcionários vai além do direito exclusivo da PLR. “Também estamos reivindicando o fortalecimento do BNB enquanto indutor do desenvolvimento da região Nordeste, porque como Banco de Desenvolvimento nós somos tratados igualmente como os demais bancos e a defesa dos direitos dos trabalhadores porque cada ano nós aplicamos muito mais, os trabalhadores cumprem as metas e ao final alguns direitos que já conquistamos hoje, somos obrigados a abrir mão. Essa política ela tem que ser reconhecida, então esse reconhecimento nós queremos”, garante Fátima.
Segundo o Gerente executivo da Superintendência Estadual do BNB Sergipe, Auricio Bispo de Matos, o banco tem se esforçado pra amenizar a situação e tentar atender as demandas dos funcionários, mas que não depende da direção do BNB de Sergipe, mas nacionalmente, uma vez que pela legislação a instituição bancária é obrigada a cumprir as mesmas regras que valem para os demais bancos.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B