Seminário para 160 artesãs de 14 municípios sergipanos

(Foto: Ascom Emdagro)

Cento e sessenta artesãs rurais de 14 municípios sergipanos participaram do Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural para Mulheres Rurais – Perspectiva e Resultados para Artesanato. O evento é o resultado final de um trabalho desenvolvido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) para atender a Chama Pública nº 26, Lote 24, Contrato 161 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que visa fortalecer a cadeia produtiva do artesanato, com qualidade e sustentabilidade de produção e da comercialização no Território da Cidadania Sertão Ocidental.

O seminário está sendo realizado em duas etapas, onde a primeira ocorreu ontem em Itabaiana e a segunda vai acontecer em Aracaju, nesta quinta-feira, 29, na sede da Emdagro a partir das 9 horas e trinta minutos, a qual vai obedecer a uma programação variada entre exposição do artesanato produzido, apresentação dos trabalhos em grupos, vistas técnicas ao Centro de artesanato J. Inácio, na Orla de Atalaia, e aos Mercados Municipais Tales Ferraz e Augusto Franco.

Ainda em Aracaju, as artesãs apresentarão à Secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides), Eliana Aquino, e ao Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, José Macedo Sobral, que se farão presentes no seminário, um Plano de Apoio para a Produção de Artesanato para Mulher Rural do Território da Cidadania Sertão Ocidental. Nesse Plano está prevista a captação de recursos para a aquisição de máquinas, equipamentos e material de consumo, além do apoio da secretaria na participação em eventos comerciais, a exemplo de feiras e exposições.

Atividades

O Seminário é o resultado final de um trabalho desenvolvido pela Emdagro junto a 160 mulheres rurais que trabalham com artesanato em 14 municípios de Itabaiana, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora Aparecida, Moita Bonita, Malhador, Frei Paulo, Carira, Pinhão, Simão Dias, Poço Verde, Tobias Barreto, Lagarto e Areia Branca).

Ele teve início em março do ano passado. Nesse período, a Chamada pública realizou, em termos de atividades, visitas técnicas; encontro de socialização para apresentação dos resultados obtidos nas visitas; 04 oficinas sobre gênero com 40 mulheres; estudo de viabilidade econômica do artesanato e da diversificação da produção, com apresentação de relatório em 4 oficinas na região, tendo cada oficina 40 trabalhadoras rurais; 04 oficinas de qualificação dos produtos; 320 visitas técnicas que comprovaram se todo o conteúdo foi colocado em prática; 02 oficinas de gestão e organização; e 04 oficinas para elaboração de um plano de negócio.

Fonte: Ascom Emdagro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais