Empréstimo para o Projeto Águas de Sergipe

(Foto: Assessoria de Comunicação)

O Senado Federal aprovou o acordo de empréstimo para execução do Projeto Águas de Sergipe (PAS) e a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) comemorou a liberação de US$ 70,3 milhões do Banco Mundial para o Governo do Estado dar início ao projeto. Deste montante, cerca de US$ 8 mi serão utilizados pela empresa em ações dentro do Componente 2, que visa uma melhoria ambiental na área de infraestrutura hídrica e irrigação no entorno da Bacia do Rio Sergipe.

A Cohidro fará uso de recursos para desenvolver uma série de atividades já programadas dentro do PAS. São ações de modernização de infraestrutura hídrica na Bacia do Rio Sergipe com ênfase nas barragens, ações de modernização e recuperação dos perímetros irrigados, de gestão ambiental na agricultura irrigada, e regularização ambiental das barragens e reservatórios dos perímetros.

O diretor de Irrigação, João Quintiliano, ressalta o trabalho dos técnicos da Cohidro envolvidos no projeto. “Recebemos essa notícia com imensa satisfação, afinal foi um trabalho iniciado em 2008 por meio de uma solicitação do então secretário Márcio Macedo. A liberação dos recursos do Banco Mundial veio coroar de êxito o trabalho árduo da equipe técnica da Companhia, além de promover melhorias na qualidade de vida da população e das gerações futuras”, destaca.

Já Mardoqueu Bodano, presidente da empresa, detalha que os investimentos contemplam a implantação da irrigação localizada nos perímetros, que será mais moderna, econômica e eficiente. Com os recursos também será possível desenvolver ações voltadas para o controle do uso de agrotóxicos, o fortalecimento institucional da empresa, aquisição de veículos e equipamentos de informática. “O PAS é um projeto muito interessante, considerado pelo Banco Mundial um dos melhores já executados no mundo. Para a Cohidro, a certeza de que esses recursos serão usados em suas atividades principais, irrigação e perfuração de poços. Isso mostra a confiança que o governador Marcelo Déda tem pelo trabalho desenvolvido pela empresa que levará melhoria do abastecimento de água e saneamento”, declara Bodano.

Águas de Sergipe

O PAS tem como objetivo fortalecer o marco institucional e de políticas para a gestão integrada dos recursos hídricos e meio ambiente no Estado de Sergipe e implementar ações que contribuam para a revitalização da bacia hidrográfica do Rio Sergipe, sob uma perspectiva integrada.

O objetivo é acompanhar com investimentos o ritmo de urbanização e crescimento econômico e populacional do Estado, e reduzir os problemas de poluição e de escassez de água nas áreas urbanas e rurais. A bacia tem um déficit de abastecimento de água de 65%, com uma demanda diária de 260 mil metros cúbicos de água e disponibilidade de apenas 87 mil. O déficit é coberto por onerosas transferências a partir da bacia do Rio São Francisco.

Fonte: Ascom Cohidro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais